O Hospital de Clínicas de Campina Grande retomou as atividades do programa Opera Paraíba com força total. São em média 40 cirurgias realizadas todos os dias na unidade. O retorno dos procedimentos aconteceu na semana passada, com um mutirão de intervenções destinado à saúde da mulher já na segunda-feira (10).
A vendedora Arábia Maria Carvalho, de 34 anos, moradora da cidade de Boa Ventura, no sertão do estado, foi beneficiada com uma cirurgia de laqueadura. “Eu já tenho três cesarianas e tive cinco gravidezes nesse período e perdi. Então o médico falou que eu tinha que fazer a cirurgia o mais rápido possível,” contou.
A previsão é que até o fim do mês sejam realizadas 300 cirurgias ginecológicas. “Estamos realizando cerca de 25 cirurgias ginecológicas por dia, com o incremento de mais 15 cirurgias gerais que estão ocorrendo no período noturno aqui no HC. 40 cirurgias diariamente, essa é a meta que estabelecemos para o 1º semestre de 2022,” disse o diretor técnico do hospital, Thyago Morais.
Além das cirurgias ginecológicas, o Hospital de Clínicas continua realizando procedimentos nas especialidades de cirurgias gerais, pediátricas, urológicas, da otorrinolaringologia, pequenas intervenções e cirurgias oftalmológicas, que acontecem por meio de mutirões.
Para se cadastrar no programa, o procedimento é simples. Os usuários com indicação cirúrgica, residentes em Campina Grande, precisam apenas entrar em contato com a Central de Agendamentos da unidade e se inscrever.
“O Opera Paraíba vem mudando aquela história de que se precisar fazer uma cirurgia pelo SUS vai esperar por anos. A fila está andando rápido, já acabamos com a fila da vergonha e agora vamos manter o programa permanente. Temos vagas disponíveis e o tempo de espera é de aproximadamente 15 dias,” enfatizou o diretor-geral do HC, Jhony Bezerra.
Serviço – A Central de Agendamentos do Hospital de Clínicas funciona por meio do site www.operapb.saude.pb.gov.br,