A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde dessa terça-feira (23), para instalação da Frente Parlamentar do Agronegócio. N aoportunidade, também foi realizada uma audiência pública para debater atividades deste setor econômico, a importância da vaquejada para a economia do estado e a defesa da propriedade privada.
O evento proposto pelo deputado Wallber Virgolino aconteceu no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa, e reuniu lideranças agropecuaristas e praticantes da atividade cultural e esportiva. Wallber Virgolino destacou a importância do agronegócio para a economia do estado. “O agronegócio é importantíssimo para estado, gerando emprego e renda, e essa Frente Parlamentar irá defender dos interesses do agronegócio, dentro e fora do Poder Legislativo”, disse.
Sobre a discussão a respeito da vaquejada e da propriedade privada, o deputado lembra que essa atividade emprega em todo o país mais de 600 mil pessoas, direta ou indiretamente, dá oportunidades e muda a realidade delas. “É preciso legalizar essa atividade e procurar mostra a visão correta dessa atividade que a população não conhece”.
O deputado George Moraes, que também integra a Frente Parlamentar, ratificou que o agronegócio “movimenta a economia, gera empregos, oportunidades, e renda da mesma forma”. Já a vaquejada, segundo o deputado, faz parte da cultura, é uma tradição, um patrimônio cultural do povo nordestino, principalmente nas pequenas e médias cidade. “São eventos que agitam as cidades nos finais de semana e que mexem com toda uma cadeia produtiva: desde o tratador do cavalo às pessoas que lidam o com entretenimento, com festas. Sem dúvidas, Assembleia Legislativa assume um papel importantíssimo nesse debate do agronegócio e eu, na condição de deputado, estarei sempre firme e forte ao lado de quem produz no Brasil”, declarou.
O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, disse que é sempre um prazer ceder o espaço da entidade para a Assembleia Legislativa realizar debates importantes para o estado e sua população, especialmente quando se trata de agronegócio, agricultura e pecuária. “A Paraíba mesmo sendo pequena no PIB da questão da Agricultura, emprega muita gente. A cana-de-açúcar é pujante aqui no estado. Foi uma das culturas que sobreviveu ao tempo – nós perdemos algodão e o sisal, mas a cana continua em alta.
Quanto à vaquejada, ela representa amizade, fraternidade, emprego, divertimento. E eu como nordestino que sou, sempre estarei na defesa da Agricultura e da vaquejada”, disse. Também prestigiaram o evento o deputado estadual Sargento Neto; o secretário Joaquim Vieira, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca; a auditora fiscal Márcia Lopes, do Ministério da Agricultura; o vereador Carlão, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; o ex-senador Efraim Morais; o presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Paulo Gustavo Moura; e o veterinário Davi Ferreira. Agência ALPB