A dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo deve ser entregue nos próximos dias. De acordo com o diretor-presidente Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Ricardo Barbosa, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (4), a expectativa é que embarcações com até 55 mil toneladas passem a atracar no Porto, tornando-o mais competitivo, atraindo novos negócios para a região, gerando mais emprego e desenvolvimento ao estado.
A obra tem um investimento de mais de R$ 115 milhões em recursos próprios do Governo da Paraíba. “Nos próximo dias, estaremos anunciando o término da dragagem e aprofundamento do calado de 9 metros para 11. Aprofundando o calado que está sendo ampliado em 70% da capacidade de operação do porto, que passará a receber navios de 55 mil toneladas, diferente dos de 35 mil toneladas que recebemos atualmente”, destacou o gestor.
A avaliação da é que haverá um aumento de até 70% na capacidade de movimentação, possibilitando a recepção de navios de até 55 mil toneladas, e elevando a profundidade do canal de acesso de 9,14 metros para 11 metros.
A draga Kenford foi responsável pela remoção de sedimentos ao longo da bacia de evolução e das áreas do canal interno e externo do Porto de Cabedelo. Atualmente, a draga Omvac Diez está executando as atividades.
A execução da obra está a cargo da DTA Engenharia, empresa vencedora da licitação realizada em março de 2022. A supervisão é das empresas Eicomnor Engenharia e Caruso Soluções Ambientais e Tecnológicas.
ClickPB