O consumidor pessoense que tem dívidas bancárias e deseja quitar seus débitos terá a chance de fazer através do Mutirão de Negociação de Dívidas Bancárias realizado pelo Procon-JP. O agendamento virtual começa nesta segunda-feira (21), exclusivamente através do WhatsApp 98665-0179 (Procon-JP na Sua Mão), das 8h às 17h, se estendendo até à sexta-feira (25). Esse mutirão faz parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor – 15 de março.
O atendimento ao consumidor agendado será realizado em um grande evento na Lagoa no dia 26 de março, das 8h às 14h. O mutirão online tem o objetivo de, através da negociação ou renegociação das dívidas, reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas.
“Esta é uma forma de ajudar ao consumidor a manter o nome limpo em cadastros de proteção ao crédito. Vamos buscar as melhores condições para favorecer ao consumidor, a exemplo da redução de juros e multas, do valor das parcelas e da periodicidade dos pagamentos. Enfim, o Procon-JP vai buscar todas as facilitações para a quitação do débito”, afirmou o secretário Rougger Guerra.
O atendimento será auxiliado pelos consultores jurídicos do Procon-JP para o acesso à plataforma consumidor.gov.br da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), recebendo login e senha para a realização de propostas e de acordos.
O secretário ressalta ao consumidor que é imprescindível a informação correta dos telefones e e-mail para o contato posterior, uma vez que esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras para avaliação das propostas do acordo. “Ao finalizar o registro, o banco ou instituição financeira têm um prazo para apresentar uma proposta ou responder a proposta do consumidor, que também terá um prazo para avaliar se o acordo proposto lhe contempla”, explica.
Atendimento na Lagoa – O consumidor que agendar para participar do mutirão receberá atendimento do Procon-JP no Parque Solon de Lucena, onde ocorrerão várias atividades como apresentações culturais, serviços odontológicos, aferição de pressão arterial e de glicose, além de vacinação contra Covid-19, cortes de cabelo, maquiagem, distribuição de lanches e brindes.
“Montaremos uma grande estrutura para dá assistência àquelas pessoas que por algum motivo não têm acesso à internet ou condições de realizar ou concluir o atendimento online na plataforma consumidor.gov.br. Também será um momento de confraternização, com a oferta de vários serviços de saúde, beleza, brindes e lanches”, enfatiza Rougger Guerra.