Nesta terça-feira (28) é celebrado o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. Instituído em 2007 para celebrar a importância do cooperativismo de crédito no país. A data escolhida é a mesma da fundação da primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, a agência Sicredi, situada em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul.
Atualmente, as cooperativas de crédito já reúnem mais de 12 milhões de associados em todo o país, são responsáveis por 10,74% do estoque de empréstimos e financiamentos no Brasil e representam 5,1% de todo o dinheiro emprestado para brasileiros por instituições financeiras. Se equivalessem a um banco, as cooperativas de crédito brasileiras já seriam o sexto maior do país em tamanho de carteira.
Mas os maiores benefícios do cooperativismo de crédito são verificados, por sua própria natureza comunitária, em um nível local. De acordo com uma pesquisa realizada pela a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em que atua em 5,6%, além de criar 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7% e o Sicredi faz parte deste contexto.
“Nós oferecemos todos os produtos e serviços que qualquer outra instituição financeira oferece, mas nosso diferencial é que aqui todos os associados, ou seja, aqueles que possuem conta conosco, são donos do negócio e participam das tomadas de decisões, bem como dos resultados. Além disso, o Sicredi tem por propósito o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos”, afirma Wilson Ribeiro de Moraes Filho, presidente do Conselho de Administração da Central Sicredi Norte/Nordeste.
Sicredi já investiu mais de R$ 1,5 bilhão na Paraíba
O Sicredi tem sido um ator essencial no crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil: classificado pelo World’s Best Banks 2021 como a sétima melhor instituição financeira do país, a cooperativa tem mais de 5 milhões de associados e 2 mil agências no país.
Na Paraíba, o Sicredi já investiu, ao longo de sua história, mais de R$ 1,5 bilhão em concessão de créditos. A cooperativa está presente em 13 municípios, gerando um total de 462 empregos diretos.
“Para 2022, enxergamos uma volumosa oportunidade de expansão, ampliando nossa ocupação de área, ofertas de produtos e serviços mais complexos, implantação dos programas sociais da fundação Sicredi e a difusão do cooperativismo nas regiões Norte e Nordeste. O nosso objetivo é dobrar de tamanho nos principais indicadores até 2024”, finaliza Wilson Moraes.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.