O Conselho Estadual de Saúde (CES) realiza nesta quarta e quinta-feira (15 e 16 e Dezembro), o “ I Seminário Paraibano de Recursos Hídricos e Sua Repercussão na Saúde” que acontecerá no auditório do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa e deverá contar com as presenças do governador do Estado, João Azevêdo e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. O evento começa às 8 horas com o credenciamento dos participantes, logo em seguida acontecerá a abertura oficial e o início dos debates.
Durante o Seminário, serão discutidos a “Transposição – Canal Acauã/Araçagi”, o “Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de João Pessoa” , “Novo Marco do Saneamento” e “Resíduos Sólidos” . O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha destacou a importância da transposição do Canal Acauã/Araçagi que, segundo ele, será discutido dentro de um contexto do Estado que é pobre em recursos hídricos e sua repercussão na saúde na saúde da população.
Entre os palestrantes estão o Secretário de Estado da Infra-estrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Estado, Deusdete Queiroga Filho, o engenheiro sanitarista, George Cunha, o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius e o especialista em Engenharia Civil e Ambiental José Dantas de Lima.
Eduardo Cunha explicou que a partir das explanações das autoridades sobre temas a serem discutidos durante o seminário, serão coletadas informações para que se construam linhas de trabalho com a finalidade de gerar mecanismos de melhorias acerca da qualidade da água que chega a torneira dos usuários como também buscar e chamar a atenção das autoridades para se realizar o salvamento de nascentes de rios e combate à poluição destes.
Sobre o esgotamento sanitário e o abastecimento de água em João Pessoa, o presidente do Conselho Estadual de Saúde afirmou que será feito um levantamento dos problemas e soluções que possam otimizar os dois sistemas.
Com relação aos Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos, Eduardo Cunha explicou que serão discutidos a importância a repercussão desses dois sistemas no Estado como também será feito um levantamento dos mananciais de água em toda a Paraíba e sua utilização.