A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), segue avançando com obras de drenagem por toda a cidade. A ação tem por objetivo solucionar problemas históricos de alagamentos e melhorar a mobilidade urbana, principalmente no período invernoso.
Além disso, as intervenções também visam garantir a segurança, evitando transtornos e eventuais acidentes com a população nessas localidades. Na última sexta-feira (9), por exemplo, a Capital registrou o maior volume de chuvas do ano em um só dia, com uma média de 117,3 milímetros. Apesar das fortes chuvas, nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada.
Para se ter uma ideia, só na área de drenagem, já foram investidos cerca de R$ 35 milhões em obras para implantação, ampliação e recuperação de redes de escoamento. Uma das localidades que receberam as melhorias foi o Planalto da Boa Esperança, com serviços executados na Avenida Belém, e nas ruas Nilton Júnior e Severina Crispim Veras.
Outra área contemplada foi a Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira (em frente ao shopping). Lá não foram registrados alagamentos, apesar do grande volume de chuvas nos últimos dias.
O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, explicou que as obras mudaram a realidade e contribuíram para solucionar um problema histórico nessas localidades. “A Prefeitura vem realizando importantes intervenções no que diz respeito à drenagem em vários bairros de João Pessoa. Estamos investindo um volume considerável de recursos para solucionar esses problemas e garantir uma melhor qualidade de vida à população”, disse.
População também pode ajudar – Uma maneira simples de evitar transtornos com alagamentos em vias públicas é não jogar lixo nas ruas. A prática é a principal responsável pelo entupimento de bueiros e galerias, causando uma série de problemas à população. Por isso, é importante observar a maneira correta de acondicionar e descartar o lixo.