O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Sérgio Fonseca, detalhou, durante entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa“, da Rádio 100.5 FM, os motivos por trás das mudanças no comando de batalhões da PM promovidas pelo governador João Azevêdo. As alterações foram oficializadas na edição da última sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o comandante, as substituições decorrem principalmente da aposentadoria (reserva remunerada) de oficiais que encerram décadas de serviço. “Alguns dos nossos oficiais estão saindo porque cumpriram sua missão com excelência e agora vão para a reserva. Foi o caso do coronel Lima, do 7º Batalhão, e do coronel Ferreira, do 5º. Com a saída deles, é natural que se iniciem novas movimentações internas”, afirmou Fonseca.
Com isso, uma reestruturação em cadeia foi necessária. Um exemplo citado foi a nomeação do major João Alcântara para o 7º Batalhão. Ele atuava anteriormente em Mamanguape, o que exigiu nova substituição por lá. “Mudamos uma peça e outras acabam sendo reposicionadas. Mas são mudanças estratégicas, e não tenho dúvidas de que os novos comandantes também prestarão um grande serviço à população”, garantiu.
Reestruturação ampla e estratégica
A movimentação faz parte da reestruturação da Polícia Militar da Paraíba, aprovada pela Assembleia Legislativa em junho de 2025. A reforma contempla:
Criação de novos comandos de Operações de Choque e Policiamento Especializado
Novos batalhões, como o de Policiamento com Cães
Fortalecimento da inteligência e tecnologia
Reforço na atuação da Força Tática e Grupamento Aéreo
Mudanças nos batalhões
Entre as alterações, o coronel Bruno, considerado “oficial de extrema competência” pelo comandante, foi designado para o comando do 1º Batalhão, uma das áreas mais estratégicas da capital.
Já o tenente-coronel Alisson Casimiro, que era subcomandante de Bruno, assumiu o Beptur (Batalhão Especializado em Policiamento Turístico). Segundo Fonseca, a decisão garante continuidade ao trabalho na orla de João Pessoa, região considerada sensível por concentrar grande fluxo de turistas. “O coronel Casimiro conhece o trabalho, acompanhou de perto e está preparado para essa missão. Não tenho dúvidas de que fará um grande trabalho”, disse.
Outra mudança importante foi a transformação da 6ª CIPM no novo 21º Batalhão, sob comando da tenente-coronel Viviane. “Ela fez um grande trabalho na área, que teve a maior redução de homicídios (CVLI) do estado em comparação com o ano passado. A promoção dela reflete esse mérito”, explicou.
PM reforçada nas ruas
Fonseca também destacou que a PM está reforçando a presença nas ruas com os novos soldados recém-formados. Segundo ele, operações já estão em curso para ampliar a sensação de segurança. “Temos checkpoints, patrulhamentos, ações com foco na prevenção. A população já deve estar sentindo a diferença. Nossa missão é proteger a sociedade com estratégia, firmeza e dedicação”, concluiu.