O vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu, nessa terça-feira (16), mudanças no sistema de estacionamento ‘Zona Azul’, implantando recentemente em alguns pontos da cidade.
Dentre as mudanças, o parlamentar acredita que a adoção de tolerância de um período de 10 minutos vai beneficiar a toda população. Ele ressaltou que muitas vezes, o cidadão só utiliza o espaço por alguns minutos para deixar uma encomenda ou algo do tipo, e da maneira que está é obrigado a pagar a taxa do estacionamento.
De acordo com Fábio Carneiro, do jeito que está, o atual modelo penaliza, por exemplo, pessoas que moram no Centro da cidade em edificações que não possuem garagens.
Em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal, Fábio também chamou a atenção para a situação dos servidores públicos que trabalham próximo a áreas com Zona Azul. O parlamentar propôs um desconto de 50% no valor a ser pago, como forma de viabilizar a ida ao trabalho desse público.
“Outra mudança que se faz necessária é justamente a gratuidade para as motos, pela menos na 1ª hora, pois na maioria das vezes, quem faz opção pela motocicleta é porque não dispõe de um carro. São pessoas humildes, que vivem do salário que ganham, e como sabemos o orçamento já curto não pode sofrer com o impacto desse todos os dias”, disse.
Cobrança proporcional
Fábio Carneiro também destacou a necessidade de se mudar o sistema de cobrança para que passe a ser de forma proporcional ao tempo efetivamente utilizado pelos condutores. Ele lembrou que esse modelo já existe em outras capitais e é plenamente possível a adequação do sistema aqui em João Pessoa. “A cobrança deve ser feita de forma fracionada. Se o cidadão utilizar uma hora e vinte minutos, deve pagar pelo que efetivamente utilizou, e não pagar, por exemplo, duas horas”, afirmou.
Por fim, Fábio solicitou a realização de um debate na Casa com a participação da empresa gestora da Zona Azul e representantes da Semob-JP.
Portal da Capital