Dando continuidade à série de entrevistas com os novos parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a Rádio Câmara JP recebeu o vereador Wamberto Ulysses (Republicanos), nesta quarta-feira (21). Conquistando 2.220 votos na eleições de 2024, Wamberto assumiu a vaga em março de 2025 na Casa Legislativa, após a saída de Marmuthe Cavalcanti para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A entrevista concedida à jornalista Edileide Vilaça será reprisada às 8h desta sexta-feira (23).
O vereador relatou os altos e baixos de sua jornada profissional: “Nasci em uma família com boas condições financeiras, mas perdemos tudo. Então, tivemos uma aproximação com o catolicismo. Tudo o que tínhamos de patrimônio foi ao pó. Com isso, aprendemos grandes lições, recomeçando a vida”. Diante da situação, Wamberto afirmou ter trabalhado como vendedor de celular e agarrado as boas oportunidades que surgiram.
A trajetória política do vereador teve início com atuações nos bastidores das campanhas eleitorais do secretário de Desenvolvimento Humano e Cidadania (Sedhuc), Diego Tavares, e do deputado estadual Branco Mendes (Republicanos). “Isso foi uma escola para mim. Entendi as necessidades das pessoas. Em 2024, quem enxergou em mim o potencial de estar na linha de frente foi o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos). Sem pensar duas vezes, como tudo na minha vida, peguei a oportunidade e fui candidato”, revelou. Wamberto também foi diretor administrativo da Rádio Tabajara.
O parlamentar afirmou que encara seu trabalho como uma missão: “Para mim, a maior vocação do meu mandato, que encaro como uma missão, um propósito, é servir, fazer o bem, escutar as demandas, trazê-las para a pauta, estar próximo da população. Ser vereador é ver a dor. No dia a dia, a gente vê as necessidades das pessoas em relação à saúde. Às vezes, é a falta de informação sobre um exame, uma consulta”. O autismo, a luta por moradia e o apoio à comunidade surda são algumas das bandeiras de seu mandato.
Entre as matérias de destaque apresentadas pelo vereador estão: o Projeto de Lei Complementar 6/2025, que cria o Programa Pró-Saúde João Pessoa, cujo objetivo é promover a reestruturação dos hospitais filantrópicos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas públicas municipais; o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 253/2025, que reconhece como patrimônio cultural de natureza imaterial do município a Festa de Nossa Senhora das Neves; o PLO 237/2025, que dá prioridade aos pais com filhos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aquisição de imóvel para moradia própria, nos programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos municipais; e o PLO 204/2025, que dispõe sobre a permissão para circulação de veículos particulares transportando pessoas com TEA nas faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa.
Wamberto concluiu: “Estou aqui para fazer um trabalho diferenciado, mais humano. Meu gabinete está de portas abertas e também quero estar presente nos bairros da cidade”.