A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, nesta terça-feira (20), para entregar a Medalha de Honra ao Mérito da Música, da Poesia Sertaneja e do Folclore Alfredo Ricardo do Nascimento – Zé do Norte à cantora Socorro Lira, bem como a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim à Professora Mariana Moreira Neto.
As homenageadas são grandes referências da educação, cultura e literatura paraibana. O reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados foi proposto pelos deputados Chico Mendes e Cida Ramos, respectivamente, e aprovado por unanimidade no plenário da Casa Epitácio Pessoa.
A solenidade, segundo a deputada Cida Ramos, foi uma celebração ao legado dessas duas mulheres que, cada uma em sua área, têm contribuído significativamente para o enriquecimento da vida cultural do estado.
“A sessão representou não apenas um reconhecimento da Assembleia Legislativa, mas também um momento de valorização das artes e da educação como pilares fundamentais para o desenvolvimento da Paraíba. Elas têm todos os méritos para receber essa importante honraria da Casa. Estamos muito felizes”, ressaltou Cida Ramos.
O deputado Félix Araújo, que representou o deputado Chico Mendes na entrega da honraria, destacou a importância do reconhecimento ao trabalho das homenageadas em prol da educação e da cultura paraibana. “Eu estive no plenário da Casa para participar desta homenagem com muita honra e alegria. Estamos homenageando pessoas que são responsáveis por belíssimas ações no setor cultural e na educação da nossa Paraíba”, destacou o parlamentar.
Socorro Lira é cantora, produtora cultural, escritora, cineasta, violonista e compositora de música popular brasileira. Nascida em Brejo da Cruz, tem atuação cultural em todo o país, se consolidando como um dos grandes nomes da música brasileira atualmente. Lançou diversos discos elogiados pela crítica musical e publicou livros de poesia.
“Eu me sinto honrada por ser a pessoa que talvez personifica todo um trabalho que se faz em torno da cultura brasileira, nordestina e paraibana. Então, eu dedico a todas as pessoas que estão aqui no Estado, que ficam na nossa terra fazendo o trabalho que precisa ser feito. É preciso dar atenção àquilo que se faz, da cultura mesmo, da essência da história do nosso povo”, disse Socorro Lira.
Mariana Moreira é jornalista, tendo sido pioneira no radiojornalismo atuando em Cajazeiras. Também é escritora e assina crônica semanal no jornal A União e na Gazeta do Alto Piranhas. É professora da Universidade Federal de Campina Grande – campus de Cajazeiras, sendo responsável pela formação de centenas de alunos ao longo de sua trajetória no magistério.
“Essa comenda, para mim, tem todo um significado. Quando eu fui comunicada dessa homenagem, me surgiu o sentimento de uma dupla responsabilidade, por toda a história que representa o Padre Rolim, em pleno século XIX, um padre que decide abrir uma pequena escola no interior dos sertões da Paraíba e fez história. O sentimento é de gratidão”, ressaltou Mariana Moreira.
Também estavam presentes na solenidade o deputado Júnior Araújo; o membro da Academia Cajazeirense de Arte e Letras, Ubiratan de Assis; a secretária Executiva de Cultutra do Estado, Thaís Cybelle; e o vereador de João Pessoa, Marcos Henrique.