O jornalista paraibano, escritor e policial penal Josélio Carneiro de Araújo foi condecorado, na tarde desta quarta-feira, dia 4, como o mais novo cidadão pessoense. Natural de Gurinhém e residindo há exatos 35 anos na capital paraibana, ele recebeu o título numa propositura do vereador Zezinho do Botafogo, que teve a aprovação unânime de todos os vereadores da Capital.
Numa solenidade bastante concorrida, no plenário da Câmara Municipal da Capital, o novo cidadão pessoense, agradeceu a Deus, à Câmara de Vereadores, aos familiares e aos amigos presentes no Poder Legislativo Pessoense e disse que “estava vivendo um dos momentos mais felizes da sua vida, por tamanho reconhecimento”.
“É muito louvável para qualquer cidadão receber o título de cidadão de uma cidade. Fico muito agradecido a Deus e a todos os vereadores. O sentimento é de gratidão”, disse o jornalista Josélio Carneiro. “As inspirações para fazer essa homenagem a Josélio Carneiro vêm de longas datas. Acompanho a trajetória dele em João Pessoa, que ultrapassa mais de 30 anos. Antes de ser vereador eu já era fã dele na Rádio Tabajara e, ao longo do tempo, pude ver melhor o trabalho dele, que também é um defensor da nossa cultura e trabalha muito para que possamos ter o reconhecimento nacional, além, claro, do trabalho realizado no sistema penitenciário. Então, são vários os ingredientes que levaram a Casa do Povo a fazer esse reconhecimento para uma pessoa do bem, carismática e muito querida”, afirmou o vereador Zezinho do Botafogo, autor da propositura do título de cidadão pessoense.
Além de dezenas de convidados, estiveram presentes à solenidade diversos jornalistas, além do vereador Renato Martins; Naná Garcez, jornalista e presidente da EPC – Empresa Paraibana de Comunicação; Roberto Paulino, ex-governador da Paraíba e atualmente chefe da Casa Civil do Governo do Estado; João Alves, secretário estadual da Administração Penitenciária; Manuel Leite de Araújo, presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária; Boisbaudran Imperiano, presidente da Academia Paraibana de Direito (ACP), dentre outras autoridades.
“Eu imagino a grande alegria que ele está sentindo. O coração da sua família está batendo forte hoje, porque esse reconhecimento público não é só merecido, mas é um marco, porque poucas vezes nós que fazemos jornalismo temos a oportunidade de ter o trabalho distinguido”, afirmou a jornalista Naná Garcez. “Um título mais do que justo. Josélio é um ícone na nossa imprensa paraibana e na Polícia Penal do nosso Estado. Um escritor nato, um jornalista renomado e um policial penal de caráter. Homenagem que já deveria ter ocorrido há mais tempo”, disse Manuel Leite de Araújo.
João Alves, secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, disse que falar de Josélio Carneiro é muito fácil. “Ele tem uma tranquilidade nata. Pode acontecer o maior problema do mundo, mas ele está sempre com esse jeito tranquilo, e assim vai resolvendo todos os problemas. No sistema penitenciário, ele editou um livro escrito pelas mulheres que causou uma boa repercussão junto ao Sistema Penitenciário Nacional. Outros estados também adotaram a iniciativa de escrever um livro contando as vivências das policiais penais. Por isso, é mais do que justa e merecida essa homenagem”.
O vereador Renato Martins (Avante) parabenizou o vereador Zezinho Botafogo pela iniciativa. “O homenageado tem todos os méritos, e agrega os méritos ao conceito dessa Casa, em época onde é necessário que isso ocorra, aponta para o caminho certo”, destacou.
Fonte – Marcos Lima com Ascom CMJP – Fotos: Juliana Santos/Edson Matos