Filipeia News
  • Brasil
  • Esportes
  • Mundo
  • Paraíba
  • Policial
  • Política
No Result
View All Result
Filipeia News
  • Brasil
  • Esportes
  • Mundo
  • Paraíba
  • Policial
  • Política
No Result
View All Result
Filipeia News - Um novo conceito de Jornalismo.
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Prefeitura de João Pessoa pensa a Educação Infantil com o olhar voltado para a felicidade da criança

Prefeitura de João Pessoa pensa a Educação Infantil com o olhar voltado para a felicidade da criança

Redação Filipeia News Por Redação Filipeia News
12 de outubro de 2024
em Destaque1
0
Share on TwitterWhatsAppQR Code

No dicionário da Língua Portuguesa, o substantivo ‘ninho’ é descrito como um local onde alguns animais colocam seus filhotes para deixá-los protegidos. O verbo ‘saber’, por sua vez, significa ‘ter conhecimentos específicos’. Na cartilha da Prefeitura de João Pessoa, as 18.143 crianças matriculadas nas creches e pré-escolas têm aprendido que ‘Ninho do Saber’ quer dizer cuidar e educar. Amor também é uma tradução perfeita para quem conhece uma dessas unidades mantidas pela rede municipal de ensino.

O Ninho do Saber é uma instituição de ensino infantil que oferece educação e cuidado para crianças. O local pode ter diferentes unidades, como berçário, creche ou escola infantil. Nele, há muitos bons motivos para comemorar o Dia das Crianças. E sabe por quê? Porque lá é um ambiente de amor, carinho, aconchego e apoio.

Você também pode gostar

Governador João Azevêdo recebe o cônsul do Japão no Nordeste

Leo Bezerra lança ‘Caminho dos Parques’, que vai interligar o da Cidade aos quatro Parahyba

E quem concorda com essa classificação em todos os gêneros em que ela é apresentada é a professora Isabelle Fernandes. Mãe do pequeno Daniel, de 3 anos, ela não aparece nas fotos feitas por nossa reportagem. Afinal, é uma trabalhadora pontual e eficiente e não pôde estar presente no Ninho do Saber Olga Maria Leite de Figueiredo, no bairro do Ernesto Geisel, quando estivemos lá para conferir de perto toda a estrutura oferecida aos pequeninos e suas famílias.

A conversa com Isabelle foi por telefone, momento em que ela contou que sua vida certamente não seria a mesma sem o Ninho do Saber que, para além de um lugar onde seu filho passa o dia, é uma verdadeira rede de apoio para ela.

“Eu trabalho o dia todo. Minha mãe é idosa e não pode cuidar dele e se não tivesse [o Ninho do Saber] realmente seria muito difícil, porque eu teria que parar de trabalhar, porque berçário particular é muito caro e não daria para pagar. Daniel começou a ir para a creche com oito meses de idade. Era bem bebezinho. E vai ficar até o final do ano que vem ainda. Ele é muito bem cuidado aí”, exclama.

A voz de Isabelle ao telefone deixa claro a alegria que ela sente ao ver o cuidado que a rede municipal de ensino tem tido com as crianças desde que elas nascem. “Na instituição são trabalhadas muitas atividades e eu não tenho dúvidas que essa base que ele está formando, na educação infantil, em uma instituição da prefeitura, será uma base que vai ajudá-lo muito daqui para frente, porque como eu sou professora, eu não abro mão desse momento dele até o final do maternal dois, por achar importante tudo que é feito aí”, encerrou a mãe de Daniel.

Criança feliz – A tarefa de descrever sentimentos não é das mais simples. Como relatar as sensações provocadas por um abraço forte e inocente de uma criança? De repente você está parada em pé e uma pessoinha linda de apenas 3 anos de idade corre e te abraça sem nunca ter te visto antes.

Será que sinceridade pode desvendar o significado disso? Ou seria mesmo… [cinco minutos depois]… Não, definitivamente o dicionário não contém palavras que transmitam a mensagem que quero passar agora.

Aquele olhar carinhoso e meigo, os cachinhos bem penteados, a alegria transmitida no sorriso daquela menina no momento do abraço, isso só vendo de perto para conseguir definir o que é estar dentro de um Ninho do Saber da Prefeitura de João Pessoa, onde a felicidade não é coisa inventada, é, ao contrário, bem real.

Aos cuidados de uma equipe multidisciplinar que inclui professoras, porteiros, auxiliares de sala, cuidadoras, auxiliares de serviços, lavadeiras, merendeiras, gestoras pedagógicas, especialistas, secretárias e assistentes administrativos, o que se pode ver com certeza estampado nos rostos daquelas crianças, desde zero até os cinco anos, é segurança, certeza de estarem sendo amadas e cuidadas mesmo quando estão longe do seio familiar.

Trazendo uma memória afetiva, talvez se torne até mais simples explicar a emoção sentida na letra de uma música que fala de uma “criança feliz. Feliz a cantar. Alegre a embalar seu sonho infantil. Oh! Meu bom Jesus, que a todos conduz, olhai as crianças do nosso Brasil”. (Turma Do Re Mi).

Rotina organizada – João Pessoa tem 98 Ninhos do Saber. São mais de 18 mil crianças nas creches e pré-escola. Equipes multidisciplinares que, somadas, contabilizam 1.806 trabalhadores na Educação Infantil, sem contar os 700 cuidadores sociais, todos unidos para cumprir uma rotina que começa às 7h e só termina às 17h quando os pequenos voltam para suas casas.

Tudo pensado e inserido em instalações adequadas para o desenvolvimento de acordo com as faixas etárias. Uma política educacional de acolhimento, aconchego, carinho, atenção, amor e respeito. A celebração da inclusão e valorização das diferenças é outro fator a ser narrado, mas dessa vez pela diretora do Departamento de Educação Infantil Municipal, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.

“O Ninho do Saber é pensado para cuidar e educar. Tudo o que é feito é pensado, foi estudado por alguém. Estudado pelas próprias profissionais da unidade que têm o seu momento de planejamento, que começam a refletir na formação das suas ações pedagógicas e tentam colocar em prática as teorias que elas vão discutindo lá. Não é nada engessado, é no tempo de cada salinha, porque a gente não pode comparar o tempo do berçário ao tempo do maternal dois, por exemplo, que já são as crianças de três anos. Tudo vai de acordo com a faixa etária e vai se moldando àquela turminha”, explicou Sonaly Machado.

A estrutura física dos Ninhos do Saber é formada por salas de aulas, refeitórios, pátio, jardins, banheiros acessíveis, brinquedotecas, horta medicinal, parques e até um campinho de futebol onde meninas e meninos jogam juntos. Tudo muito colorido, arejado e limpo.

E já que a rotina dos pequenos começa cedo é preciso ter muita criatividade. Com organização, tudo funciona perfeitamente. Primeiro eles trocam de roupa e seguem para tomar o café da manhã. Em seguida, retornam para sala de aula ou para os espaços de convivência para seguir a rotina pedagógica das vivências. Já no intervalo, uma pausa para o lanche da manhã.

As atividades prosseguem até que chega o momento do banho, depois almoçar e uma boa soneca. Já de volta à ativa, novas atividades, lanche da tarde, mais atividades, banho, jantar e ir para casa. Ah, e como vocês podem ver, são cinco refeições por dia, todas pensadas por um nutricionista que prepara um cardápio semanal tornando a comida variada, saudável e atraente para todas as crianças.

“Cada professora tem um jeito de esperar as famílias, às vezes contando histórias, às vezes brincando, mas é mais ou menos essa rotina. Cada turma tem sua rotina, porque cada faixa etária tem um tempo pedagógico. O tempo do bebê se alimentar, tomar banho, de fazer as vivências é completamente diferente do tempo dos meninos do maternal, por exemplo, quando as crianças já têm mais autonomia. Na educação infantil a gente sempre tem essa discussão de falar dos tempos e dos espaços e que eles sejam respeitados”, ressaltou Sonaly.

Crianças do hoje – A educação é uma evolução constante. O cuidar de hoje vai refletir no futuro e para isso é preciso tornar as crianças mais autônomas, com pensamentos críticos, solidários, de integração. Esse é o pensamento da gestora pedagógica do Ninho do Saber Olga Maria, Elisângela Araújo. Ela sabe que não tem como garantir uma sociedade mais justa se a formação do cidadão não começar ainda na infância.

“A gente sabe que a educação infantil hoje é completamente diferente da educação infantil de um tempo atrás. A aplicabilidade de hoje para refletir no futuro é a melhor perspectiva possível. Eu não consigo descrever em palavras, mas a projeção é muito positiva de pensar que não é mais só o cuidar, mas o educar e educar o ser crítico”, enfatizou.

A interação com os amiguinhos é importante nesse processo. “Quando a criança passa a interagir com outras da sua idade, ela acaba evoluindo pedagogicamente e cognitivamente. E o emocional também vem junto”, falou Elisângela Araújo.

Desenvolvimento integral – A criança que mora em João Pessoa e está inserida na rede municipal de educação tem acesso a um desenvolvimento integral. A secretária de Educação e Cultura da Capital (Sedec), América Castro, deixa claro que a Secretaria tem orientado um trabalho pautado no desenvolvimento integral da criança, desde bebê, fomentando o desenvolvimento intelectual, físico, cognitivo e social do cidadão.

“Tudo isso através de espaços pautados no cuidar e no educar, pelo material didático pedagógico, uso de novas tecnologias, pela rotina de cuidados envolvendo desde ações com a higiene pessoal até as cinco refeições diárias e pela formação continuada nos serviços oferecidos aos profissionais da Educação, que ressignifica o olhar para as práticas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil”, salientou.

Encerramos essa reportagem concluindo que as falas aqui expostas, todas elas, casam muito bem com o pensamento da educadora Maria Montessori, considerada por muitos estudiosos a precursora do método que transformou a Educação Infantil caracterizado pela valorização da autonomia e liberdade, com limites e respeito pelo desenvolvimento da criança.

Montessori dizia que “a prova do sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança”.

Fotos: Quel Valentim

Relacionados

Governador João Azevêdo recebe o cônsul do Japão no Nordeste

Governador João Azevêdo recebe o cônsul do Japão no Nordeste

12 de setembro de 2025

O governador João Azevêdo recebeu, nesta sexta-feira (12), na Granja Santana, em João Pessoa, a visita do cônsul-geral do Japão...

Leo Bezerra lança ‘Caminho dos Parques’, que vai interligar o da Cidade aos quatro Parahyba

Leo Bezerra lança ‘Caminho dos Parques’, que vai interligar o da Cidade aos quatro Parahyba

12 de setembro de 2025

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, lançou, nesta quinta-feira (11), o projeto ‘Caminho dos Parques’, que une...

ALPB e Câmara Federal debatem ações de combate à adultização e sexualização de crianças

ALPB e Câmara Federal debatem ações de combate à adultização e sexualização de crianças

11 de setembro de 2025

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, nesta quinta-feira (11), para debater a crescente adultização e sexualização precoce...

Prefeito em exercício exonera indicados do Progressistas na gestão de João Pessoa

Prefeito em exercício exonera indicados do Progressistas na gestão de João Pessoa

11 de setembro de 2025

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assinou, na noite desta quarta-feira (10), as portarias que oficializam...

Próximo
Prefeitos e vereadores têm até 6 de abril para se filiarem a um partido político

Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

  • Homem invade bar, mata cliente e deixa outro ferido em Caaporã, na Paraíba

    Homem invade bar, mata cliente e deixa outro ferido em Caaporã, na Paraíba

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Polícia apreeende maconha avaliada em R$ 8,5 milhões e que tinha como destino a Paraíba

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Quadrilha de apostadores diz ter tido prejuízo no Campeonato Paraibano

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Homem morre após ser atropelado na BR-230 em João Pessoa

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Estudante do Sertão paraibano é aprovada na maior universidade do Brasil

    0 Compartilhamentos
    Share 0 Tweet 0
  • Brasil
  • Esportes
  • Mundo
  • Paraíba
  • Policial
  • Política

© 2021 Todos os Direitos Reservados a FilipeiaNews!

No Result
View All Result
  • Brasil
  • Esportes
  • Mundo
  • Paraíba
  • Policial
  • Política

© 2021 Todos os Direitos Reservados a FilipeiaNews!