A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai premiar, nesta sexta-feira (9), durante a Expotec 2024, os municípios paraibanos que se destacaram e obtiveram os melhores indices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas respectivas regiões geoadministrativas, de acordo com os indicadores monitorados pela Plataforma de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Paraíba (ODS-PB).
A premiação será às 16h30 no Centro de Convenções de João Pessoa. A iniciativa é da ALPB em parceria com diversas instituições, visando incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todo o Estado.
Um stand foi montado no evento, onde está será apresentada a plataforma da ODS-PB com os índices de desenvolvimento sustentável de cada município. A Comenda Município Sustentável e o Selo Município Sustentável serão entregue aos três municípios que obtiveram os melhores indicadores das 14 micro regiões, ou seja, serão premiados 42 municípios.
A “Comenda Município Sustentável” e o “Selo Município Sustentável” no âmbito da Assembleia Legislativa é uma medida inovadora e tem como objetivo reconhecer e premiar os gestores municipais e os respectivos municípios paraibanos com os melhores Índices de Desenvolvimento Sustentável – IDS, nas regiões geoadministrativas a que pertencem, a partir dos indicadores.
Assembleia Cidadã
A ALPB recebeu este ano o prêmio Assembleia Cidadã, com o projeto do Plano de Adesão da Casa à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tornou o Legislativo paraibano pioneiro entre o poder legislativo do Brasil nesta iniciativa. O projeto foi elaborado e idealizado pelo ex-deputado Buba Germano e pelo ex-secretário Legislativo da Assembleia, Guilherme Benício, falecido em setembro de 2023.
A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros.