A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) notificou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para corrigir um vazamento de esgoto na orla de João Pessoa, após água com sinais de poluição ser identificada saindo de uma galeria pluvial na praia de Tambaú, na manhã desta segunda-feira (5).
Em nota, a secretaria informou que a notificação para a Cagepa diz respeito a imediata manutenção de poços de visita, com intuito de cessar o descarte dos resíduos liquídos ou gasosos nas vias públicas de João Pessoa. A Semam destacou ainda que foi constada o derramamento de esgoto em vários pontos da Orla marítima da Capital, e o rompimento de uma rede coletora no bairro dos Bancários.
A Cagepa também emitiu uma nota, em resposta à notificação, dizendo que o “esgoto sob sua responsabilidade encontra-se em operação normal”. Disse também que nos últimos dia foi registrado um “episódio pontual” de extravasamento em um Poço de Visita (PV), ocorrido em 30 de dezembro, fora da área onde o fenômeno foi observado. O órgão disse que esse problema foi resolvido.
A companhia disse ainda que “o escurecimento da água em áreas da orla é um fenômeno complexo” e que é “associado a diversos fatores”, entre eles ligações clandestinas de esgoto em galerias de drenagem pluvial.
O órgão afirmou ainda que a “limpeza e manutenção de galerias, canais e bocas de lobo, é de competência municipal, enquanto à companhia cabe a coleta e o tratamento do esgoto sanitário”. Se colocou também à disposição para colaborar com a Prefeitura de João Pessoa, órgãos ambientais e demais entidades envolvidas.
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, disse que a notificação tem caráter preventivo e faz parte da fiscalização exercida pela prefeitura.
“Foram vários fatos constatados de extravasamento na Orla. Desde o Natal que nós estamos verificando, e hoje, nos Bancários, foi verificado o rompimento de uma rede coletora. Nós vamos intensificar ainda mais a fiscalização e pedimos que a sociedade acompanhe e comunique a Prefeitura de João Pessoa para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, disse Welison Silveira.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) informou estar acompanhando as fiscalizações sobre derramamento de esgoto e presença de lixo na praia de Tambaú, em João Pessoa. A informação é da promotora Cláudia Cabral, à CBN.
Esgoto e geladeiras abandonadas
Água com sinais de poluição em uma galeria pluvial foi encontrada na praia de Tambaú, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (5). Além disso, geladeiras enferrujadas foram descartadas no local.
Os registros foram feitos próximo ao local conhecido como Largo da Gameleira, ponto bastante movimentado da praia de Tambaú. Os refrigeradores foram retirados do local por uma equipe de limpeza urbana.
Sobre a água de cor escura e com forte odor saindo de uma galeria pluvial, com direção da água do mar, o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Wellington Silveira, disse à CBN que o fenômeno pode ser resultado de vazamento de esgotos nas galerias.
“Acontecem fatos de extravasamento de poços de visita do sistema de esgoto que acabam carreando para as galerias fluviais. E isso, esse carreamento acaba levando para as praias. E por isso tem esse fenômeno, chamado de língua negra, em que as pessoas relatam bastante o odor, a coloração da mudança da água do mar”, disse anteriormente.






