A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta quinta-feira (11), sessão solene proposta pelo deputado Luciano Cartaxo com o objetivo de conceder Medalha Napoleão Laureano ao médico Paulo Germano Cavalcanti Furtado, responsável pelo Instituto Palate. A honraria foi apresentada à Casa de Epitácio Pessoa pelo ex-deputado Artur Filho e a solenidade contou com a presença da deputada Dra. Paula, do prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, além de médicos, familiares e amigos do homenageado.
Através do deputado Artur Filho, autor da homenagem, Luciano Cartaxo realizou a entrega da Comenda Napoleão Laureano ao médico Paulo Germano Cavalcanti Furtado pelos seus inestimáveis serviços prestados e dedicação à medicina Paraibana e à Universidade Federal da Paraíba.
“Mais que resgatar a autoestima de futuros adultos, através da cirurgia labiopalatina de crianças, doutor Carlos Germano resgata a dignidade. Através deste dom concedido a ele por Deus, doutor Carlos traz alegria e realiza o resgate da qualidade de vida de centenas de adultos ao logo de tantos anos. É motivo de muita alegria para mim ser o autor desta homenagem”, declarou Artur Filho. Devido a compromissos anteriormente agendados, o ex-parlamentar enviou seu pronunciamento em vídeo, que foi exibido durante a sessão.
“O doutor Paulo é o grande condutor de todo esse processo, um profissional extremamente qualificado, que trabalha com humanização, carinho e afeto. Ele lidera uma equipe que acolhe e oferece apoio integral às crianças, adolescentes e adultos que precisam passar pela cirurgia”, acrescentou Cartaxo. Para o parlamentar, a atuação de Paulo Germano no Instituto Palate tem impacto direto na qualidade de vida das famílias atendidas, o que torna justa e necessária a condecoração concedida pela Assembleia Legislativa.
A deputada Dra. Paula destacou a relevância social e humana do trabalho desenvolvido pelo médico Paulo Germano no tratamento de crianças com fissura labiopalatina, ressaltando o impacto profundo que sua atuação gera não apenas na saúde física, mas também emocional das famílias. Ela lembrou trajetórias pessoais e profissionais que a conectam ao tema e enfatizou a importância da ciência e da educação como instrumentos de inclusão.
“Eu tenho orgulho de saber que você tem contribuído com a ciência, socialmente, com quem sofre, porque esse lábio, essa fissura não é só na face, é na alma e no coração dessas crianças e também das famílias”, afirmou, destacando ainda o papel de profissionais como fonoaudiólogos e fisioterapeutas e o comprometimento do médico Paulo Germano e sua equipe multidisciplinar na promoção da dignidade e da integração social de crianças em diferentes estágios de reabilitação.
Para o homenageado, a Comenda entregue a ele pelo Legislativo paraibano, além de um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido é uma oportunidade de apresentar aos paraibanos de todo o estado a atividade desenvolvida pelo Instituto Palate há décadas, assim como, agradecer ao deputado Luciano pela destinação de recursos que contribuem para a realização de inúmeros procedimentos.
“Eu me sinto muito honrado em receber esta homenagem e aproveito a oportunidade para divulgar esse trabalho que a gente se dedica há quase 40 anos no Hospital Universitário Lauro Wanderley. Com o apoio do deputado Luciano Cartaxo, que há muito tempo nos acolhe, é nosso parceiro desde os tempos da Prefeitura de João Pessoa, sempre atento às nossas necessidades, inclusive nos concedendo emenda parlamentar muito valorosa para as nossas despesas”, declarou o médico Paulo Germano Cavalcanti Furtado.
SESSÃO ESPECIAL
Durante a ocasião, também foram discutidas políticas públicas com o Instituto Palate, que desenvolve trabalho social e de saúde com crianças portadoras de fissuras labiopalatinas. O deputado Luciano Cartaxo destacou que Instituto Palate é uma instituição de referência no atendimento a crianças com fissuras labiopalatinas, condição congênita que exige acompanhamento multidisciplinar e cuidados contínuos desde o nascimento até a fase adulta. Para o parlamentar, o trabalho desenvolvido pelo Instituto é essencial para garantir qualidade de vida, inclusão social e autoestima às crianças e suas famílias, além de contribuir significativamente para a reabilitação integral dos pacientes.
Cartaxo destacou a importância de ampliar a visibilidade sobre o tratamento das fissuras labiopalatinas e reforçou que a recuperação é plenamente possível quando há acompanhamento adequado. Ele lembrou que o caminho envolve cirurgia, planejamento cuidadoso e suporte multidisciplinar com médicos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais do Instituto Palate, que acolhem não apenas o paciente, mas toda a família.
“É essencial dar visibilidade ao problema, porque as pessoas nascem com a fissura, mas podem ter uma recuperação completa. Muitas crianças e adolescentes sofrem bullying na escola, e é preciso que saibam que há tratamento gratuito no Hospital Universitário e uma equipe altamente qualificada no Palate para transformar vidas”, afirmou. Cartaxo ressaltou ainda que seu mandato vem destinando recursos por meio de emendas impositivas para ampliar o número de cirurgias e fortalecer o suporte às famílias.
A vice-presidente do Instituto Palate, Romênia Moura Sousa, reforçou a importância de ampliar a proteção legal e social destinada às com fissura labiopalatina e destacou que a Paraíba avançou ao reconhecer oficialmente a pessoa com fissura labiopalatina como pessoa com deficiência. Desta forma, para Romênia, foi possível garantir acesso a direitos e políticas públicas fundamentais, frutos de um diálogo contínuo com deputados e governo.
“Agradecemos a esta Casa que reconheceu a pessoa com fissura labiopalatina como pessoa com deficiência, que é um movimento nacional. A luta ainda é inicial porque o reconhecimento é por estado e a gente quer o nacional. E a gente luta ainda para que a pessoa já reabilitada também seja reconhecida como pessoa com deficiência, assim como todas as outras são. Esperamos que a nossa Assembleia possa ser motivadora, incentivadora para essa luta”, reivindicou Romênia.
Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.





