A Polícia Federal, com apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária no estado da Paraíba, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Sujeito Oculto para combater fraudes em benefícios previdenciários.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Pedras de Fogo, na Paraíba e Timbaúba, em Pernambuco.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), as fraudes contabilizaram, até o presente momento, um prejuízo de R$ 350 mil aos cofres públicos, podendo ser maior após a análise do material recolhido. A economia projetada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida dos titulares, pode atingir a cifra de R$ 900 mil.
A investigação teve início após uma vítima do Rio de Janeiro denunciar a transferência indevida de sua aposentadoria para a Paraíba. Apurou-se que os investigados utilizavam dados falsos para transferir e sacar benefícios de terceiros.
Foi identificado que o telefone usado no crime estava vinculado a outras fraudes assistenciais. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário e uso de documento falso.





