Dando sequência ao projeto de modernização e aprimoramento da mobilidade urbana de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena abriu, nesta quarta-feira (5), a aula inaugural da nova turma de agentes de mobilidade. São 52 alunos, que fazem parte dos 100 profissionais aprovados no último concurso público realizado pela gestão municipal – sendo que 48 já estão nas ruas, servindo à população da Capital.
A solenidade aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade, no Altiplano, onde a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana também está se instalando junto às secretarias de Segurança Urbana e Infraestrutura, e Coordenadoria de Defesa Civil. Cícero Lucena destacou os avanços nessa área, a exemplo da aquisição da sede da Semob, dos dois novos pontos de monitoramento e o compromisso com o concurso público, chamando 100 novos profissionais – o último certame havia ocorrido há 20 anos, quando ele também era prefeito.
“Considerando o atual desenvolvimento de João Pessoa, o planejamento urbano visa absorver o crescimento da cidade, promovendo o desenvolvimento e, simultaneamente, assegurando o bem-estar da população. Além dos investimentos em mobilidade, como a construção de novas avenidas e viadutos, a cidade necessita da expertise de profissionais qualificados. A incorporação desses novos agentes, somando-se aos 48 já existentes, totaliza 100 profissionais dedicados a aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos, afirmou o prefeito.
Auxílio – O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Marcílio do HBE, lembrou que o prefeito Cícero Lucena garantiu bolsa no valor de um salário mínimo aos novos agentes durante a formação, que terá duração de 30 dias. “Sempre defendi a necessidade de a sociedade valorizar esta categoria, que, assim como a dos policiais, desempenha um papel fundamental. É crucial que estejam sempre atentos a isso em seu trabalho, sabendo que suas famílias sentem sua ausência e aguardam seu retorno”, afirmou o secretário durante a solenidade.
Conteúdo – A formação seguirá as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, com um curso de 200 horas-aula, abrangendo aulas teóricas e práticas. O objetivo é que os agentes adquiram todo o conhecimento e a experiência necessários para prestar um serviço de qualidade à população, garantindo a segurança viária.
“O corpo técnico e os instrutores responsáveis pela capacitação serão agentes da própria Semob-JP. Após a conclusão do curso e a devida qualificação, os novos agentes serão integrados às equipes nas ruas, para atuar na segurança viária da população”, destacou o diretor de Operações da Pasta, Sanderson Cesário.
Missão – Entre os novos agentes, Adelson Morais valorizou o compromisso da Prefeitura em realizar concurso público, reconhecendo o esforço de quem se prepara para ocupar uma vaga na gestão pública. Ele disse que encara a função de agente de mobilidade urbana como missão, em favor da população. “O trânsito apresenta desafios, e nossa missão é contribuir para a melhoria nesse aspecto. É um desafio, mas estamos prontos para enfrentá-lo e buscar soluções”, afirmou.






