A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29), na Itália, dois meses após deixar o Brasil, afirmou o Ministério da Justiça. A detenção ocorreu após ela ser incluída na lista vermelha da Interpol, o que a tornou procurada em 196 países.
De acordo com informações, Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserção de documentos falsos, em 2023. Agentes da polícia foram até o apartamento que ela estava ocupando e fizeram a prisão.
Ela tinha fugido para a Itália depois de ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes, passou pelos Estados Unidos.
Segundo informações do deputado italiano Angelo Bonelli, contou em sua conta no X, que deu o endereço de Zambelli para a polícia italiana.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.
Ainda não há data para a vinda dela para o Brasil.