O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (24), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De lá, seguiu para o Rio de Janeiro, onde será velado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal. A cerimônia será aberta ao público das 9h às 13h.
A artista morreu no último domingo (20), em Nova York, após complicações decorrentes de um tratamento contra o câncer. Ela passou mal dentro de uma ambulância a caminho do aeroporto, quando se preparava para retornar ao Brasil.
O translado do corpo foi acompanhado por familiares, que desembarcaram no mesmo voo vindo dos Estados Unidos, com partida na noite de quarta-feira (23), às 19h, pelo horário de Brasília. Estavam presentes a produtora Flora Gil, o filho da cantora, Francisco Gil, a neta Sol de Maria, o sobrinho Bento Gil, e Maria Muller, filha do ator Otávio Muller. Os pais de Preta, Gilberto Gil e Sandra Gadelha, já estavam no Rio de Janeiro. A médica Roberta Saretta, do Hospital Sírio-Libanês, também acompanhou a família na viagem.
Após o velório, o corpo será levado à capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, onde será realizada uma cerimônia restrita a familiares e amigos mais próximos entre 15h e 17h. Em seguida, ocorrerá a cremação.
A despedida de Preta Gil acontece em clima de comoção nacional. Artistas, autoridades e fãs têm prestado homenagens desde o anúncio de sua morte. Na quarta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio em memória da cantora durante evento no Palácio do Planalto. Um mural em sua homenagem também foi pintado na zona sul de São Paulo.