A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio da Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” (ELEGIS), lançou, na tarde desta terça-feira (27), o Programa de Capacitação para Servidores em Inteligência Artificial na Gestão Pública, durante evento no Mini plenário “Deputado Judivan Cabral”. De acordo com os organizadores, o vento objetiva “construir uma instituição cada vez mais eficiente, transparente e preparada para enfrentar os desafios que o presente e o futuro nos impõem”.
O programa foi desenvolvido pela Escola do Legislativo, em colaboração com as diversas secretarias da Casa Epitácio Pessoa, sob a liderança do secretário de Administração e Recursos Humanos, Gilvan Moura Santos; da diretora ELEGIS, Maria Helena Toscano; do diretor do Departamento de Recursos Humanos, Raniery Castro; do secretário da Mesa Diretora; Thiago Cavalcanti, entre outros.
A diretora do ELEGIS, Maria Helena Toscano, destaca que o programa representa uma “fase em que a tecnologia estará a serviço de um Legislativo mais humano, mais conectado com a sociedade e alinhado aos verdadeiros interesses do povo paraibano. “Foi uma solicitação do nosso presidente, Adriano Galdino, que já havia no coração dele essa vontade de que a Casa fosse capacitada, para sair aí na vanguarda, na frente das outras assembleias, e nós sentamos com o secretário da mesa, sentamos com a Secretaria de Recursos Humanos e montamos o curso Inteligência Artificial”, explicou.
“A ideia é que em todos os setores da Casa, cada servidor seja capacitado e treinado para usar Inteligência Artificial dentro das suas especificidades, para que possa presar um serviço de excelência, onde a morosidade vai ser reduzida em todas as suas instâncias e que possa exercer um protagonismo dentro da Assembleia Legislativa usando a IA a seu favor”, acrescenta Maria Helena.
O diretor do Departamento de Informática da ALPB, Bruno Ugolino Araújo, lembra que a Inteligência Artificial vem tomando conta de todos os setores da sociedade, especialmente os setores produtivos. “O nosso departamento tem como princípio fornecer as ferramentas adequadas para todos os setores da Casa. Isso vai ajudar a melhorar a produtividade dos servidores, por exemplo na produção de documentos, potencializando a sua criatividade e otimizando a sua prestação de serviço à Casa e ao púbico em geral”, destacou.
Para Pedro Barros de Souza, um dos instrutores do curso, ao lado de Nercino José de Barros Neto, a formatação do curso “foi um desafio acieto para trazer para a Casa essa importante ferramenta, que está muito presente no nosso dia a dia”. “O nosso foco é transmitir para os servidores da Assembleia Legislativa o conhecimento sobre o uso dessa ferramenta no trabalho, como forma de otimização das tarefas e melhoria da produtividade”, frisou.
O assistente legislativo Octalice Coutinho, do Departamento de Informática, declarou que a sua expectativa sobre a capacitação é a melhor possível, na medida que o conhecimento sobre a IA vai facilitar ainda mais o desempenho dos servidores da Casa nas suas funções. “A Inteligência Artificial é uma realidade hoje em dia e não tem volta. Quem não souber utilizar essas ferramentas no dia a dia vai ficar para trás. Eu estou muito animado”, disse.
De acordo com a professora Maria Helena Toscano, a capacitação será ministrada em três etapas para cada setor da ALPB, começando pela área administrativa e depois se estendendo pelos demais setores da Casa, conforme o planejamento da Secretaria Legislativa junto à Escola do Legislativo. Ela anunciou que estão sendo estabelecidas parcerias com outros órgãos e instituições de ensino, ampliando as oportunidades de capacitação e o intercâmbio de conhecimentos.
“Essas colaborações visam enriquecer ainda mais a formação dos nossos servidores, preparando-os para os novos desafios que a tecnologia nos impõe. Estamos avançando com determinação e compromisso. Preparar nossos servidores é, sem dúvida, preparar a Paraíba para o amanhã! Juntos, seguiremos construindo um futuro mais promissor, onde a inovação e a valorização do serviço público serão sempre as nossas maiores prioridades”, finalizou.