A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (27), para conceder o Título de Cidadão Paraibano ao Arcebispo da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, pelos relevantes serviços prestados ao estado da Paraíba. O evento aconteceu no Plenário Deputado José Mariz e reuniu autoridades, padres, sarcedotes da Igreja Católica e amigos do homenageado.
A honraria foi proposta pela ex-deputada estadual Eva Gouveia e foi entregue pelo presidente da ALPB, o deputado Adriano Galdino. Natural da Bahia, Dom Delson tem desempenhado um papel de destaque na vida religiosa, social e humanitária do estado, sendo reconhecido por seu trabalho pastoral, atuação em prol dos mais pobres e defesa de valores éticos e cristãos.
O presidente Adriano Galdino ressaltou que a honraria reconhece a dedicação do Arcebispo à Paraíba desde que assumiu a Arquidiocese. “Enquanto presidente e representante do Poder Legislativo, me sinto altamente contemplado em poder participar desse momento tão especial, não só para a Assembleia, como também para a Igreja Católica, do qual também sou integrante. Dom Delson tem uma contribuição muito grande para o nosso estado e nós ficamos muito felizes em poder realizar esta homenagem”, disse o parlamentar.
A autora da propositura, Eva Gouveia, destacou que o Arcebispo da Paraíba tem se dedicado integralmente em cuidar das diversas ações desenvolvidas pela Igreja, buscando sempre o fortalecimento da fé e a proteção da dignidade da pessoa humana. “É uma honra muito grande homenageá-lo, pois ele tem um excente currículo, que se chama amor. O amor transborda tudo, ele salva vidas e ele tem feito um trabalho na Paraíba maravilhoso, que tem mudado a vida das pessoas”, disse.
Dom Delson declarou que recebe a homenagem da Assembleia Legislativa com muita honra e felicidade. “Fui sempre bem acolhido e já me sinto um cidadão entre os paraibanos. Hoje tive a alegria de poder receber esse título e me sentir de fato um paraibano e continuar a nossa missão aqui na Paraíba. Agradeço aos deputados essa delicadeza de me conceder essa honraria”, disse o Artcebispo.
Também participaram da solenidade os deputados Branco Mendes, Tovar Correia Lima, Sargento Ruy e João Gonçalves; O desembargador Marcos Cavalcanti e a desembargadora Maria de Fátima Maranhão; o secretário Chefe do Governo, Roberto Paulino; o Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Alcivan Gomes; o vigário geral, Padre Luiz de Souza; os vereadores Carlão do Bem e Raoni Mendes; e o Padre Nilson.
Mais sobre o homenageado – Além de sua liderança religiosa, Dom Delson tem incentivado a valorização das pastorais e a construção de uma Igreja sinodal, missionária e em constante saída, alinhada com as orientações do Papa Francisco. Sua atuação é marcada pela sensibilidade diante das questões sociais e pelo esforço permanente em promover o diálogo e a unidade entre diferentes segmentos da sociedade.