A Assembleia Legislativa da Paraíba (realizou) sessão solene, na tarde desta quinta-feira (22), para outorga do Título de Cidadão Paraibano ao economista e bacharel em Relações Internacionais Leonardo Bichara Rocha, “pelos seus relevantes serviços prestados ao estado. O evento, presidido pelo deputado Chico Mendes, aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e contou com a presença de gestores públicos, estaduais e municipais, parêntese amigos do homenageado.
A homenagem foi proposta pelo deputado Wilson Filho, que atualmente exerce o cargo de secretário estadual de Educação. O deputado destaca que a trajetória profissional de Leonardo Bichara é marcada por uma profunda dedicação ao desenvolvimento agrícola e social, tanto em contextos internacionais quanto regionais.
“Para quem não sabe, o nosso homenageado é um dos grandes responsáveis por um projeto, junto ao Cooperar, ter saído do papel. O governo do Estado fez um convênio, uma parceria com o Banco Mundial, para criar o programa Paraiba Sustentável e Leonardo, que não era paraibano, que não tinha motivo nenhum de se envolver emocionalmente, de se envolver e se doar integralmente a esse projeto, decidiu apadrinhá-lo. Ele, como funcionário do Banco Mundial, decidiu que esse projeto sairia do papel”, destacou Wilson Filho.
O deputado acrescentou que, junto a toda a equipe do governo do Estado, “o economista se empenhou para construir cada cisterna, para avançar em cada passagem molhada, para melhorar a vida do povo da zona rural, do campo, que precisa extremamente de cada obra, de toda essa união de forças”. “Enfim, ele fez o programa não apenas sair do papel, mas ser um sucesso absoluto. Então, esse cara merece o título, merece o reconhecimento, porque a Assembleia homenageia e presenteia com título cidadão aqueles que ajudam a Paraíba a avançar. E ele foi um desses”, justificou.
O deputado Chico Mendes destacou que a homenagem é muito especial, porque Leonardo Bichara, além de diretor do Banco Mundial, ao longo de décadas esteve presente na Paraíba com parcerias, fomentando a economia e o desenvolvimento, sobretudo na área rural. ” E aí o grande pilar, a grande aliança do Banco Mundial com a Paraíba é, especialmente, com o Cooperar, um programa que tem uma história de praticamente 40 anos aqui na Paraíba, com feitos fantásticos”, disse.
Para o executivo Omara Gama, coordenador-geral do Projeto Cooperar, essa é uma homenagem que a Paraíba presta com muita valia para Leonardo Bichara, que conhece profundamente o estado, onde já coordenou outros projetos de agricultura familiar e está, desde 2020, no Projeto Cooperar. “Depois que o Leonardo chegou no projeto, tivemos um dinamismo muito grande”, declarou.
O secretário executivo da Secretaria de Agricultura Familiar, Bivar Duda, realçou a honra de agora ser conterrâneo do homenageado. “Leonardo tem contribuído bastante, principalmente para a agricultura familiar, porque ele não está só hoje no Banco Mundial aqui na Paraíba, ele já esteve aqui conosco na Secretaria de Agricultura Familiar pelo FIDA, no PROCASA, nos auxiliou bastante, destravou muitas políticas públicas. Então, para nós é uma alegria, uma grande emoção ele estar aqui hoje recebendo esse título, mais do que merecido”, disse.
Leonardo Bichara destacou que há dez anos trabalha com a Paraíba e que a homenagem muito lhe honra pelo reconhecimento. “E eu vejo que essa construção mútua de confiança, de trabalho, de energia foi algo muito mágico para mim. Essa parceria fez com que a gente alçasse voos e conseguíssemos resultados muito relevantes para o povo da Paraíba, por meio dos projetos de desenvolvimento rural igual que o nosso banco financia”, afirmou.
“Eu tive a honra de poder gerenciar dois projetos de investimento: o Procase (Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba) e o Cooperar aqui no Estado, beneficiando dezenas de milhares de agricultores familiares espalhados ao longo dos 223 municípios do Estado. Pra mim esse reconhecimento mostra também que estamos no caminho certo, que as prioridades do governo estão alinhadas com as prioridades do nosso banco e nos dá ainda mais força, motivação para a gente seguir nessa jornada juntos”, finalizou.
PERFIL DO HOMENAGEADO
Leonardo Bichara Rocha, natural de Uberaba, Minas Gerais, filho de João Pereira da Rocha e Rosalva Tanus Bichara Rocha. É economista e bacharel em Relações Internacionais, com mestrado e doutorado em Economia Internacional pela Universidade de Essex, Inglaterra. Iniciou sua carreira como representante brasileiro no Secretariado da Organização Internacional do Açúcar (OIA), onde trabalhou em parceria com organizações de grande prestígio, como a FAO e a OCDE.
Chegou a Paraíba em 2015, onde começou sua atuação na região como Oficial do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), trabalhando no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (PROCASE). Atualmente, Leonardo é Gerente de Projetos do Banco Mundial, onde lidera o Projeto Cooperar, continuando seu trabalho voltado ao desenvolvimento rural sustentável e ao fortalecimento da agricultura familiar na Paraíba.