O vereador Dinho Dowsley (PSD), autor da sessão, falou sobre o homenageado. “Jânio representa o melhor da força empreendedora do nosso povo. Sua história é a prova que as raízes sertanejas não limitam, elas impulsionam. Ele carrega no currículo uma trajetória construída com trabalho, visão e coragem, e vem mostrando ao país que é possível transformar a educação em um motor de desenvolvimento”, afirmou.
Cicinho Lima, secretário-executivo de Cultura da Paraíba, que na ocasião representou o presidente da ALPB, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), disse que a liderança do homenageado é vista como exemplo de coragem, visão de futuro e compromisso social, e que a entrega da Medalha Epitácio Pessoa é o reconhecimento à sua trajetória ética e transformadora.
“Dr. Jânio saiu cedo do estado, mas jamais se afastou das suas raízes. Hoje, a vida devolve esse vínculo, com um gesto simbólico e merecido, tornando-o oficialmente cidadão de João Pessoa, uma cidade que ele tanto tem ajudado a transformar”, destacou Rogério Xavier, diretor de operações do grupo Ser Educacional.
Por fim, o homenageado, que é natural da cidade de Santana dos Garrotes (PB), concluiu dizendo que receber o Título de Cidadão Pessoense é algo indescritível. “Estar aqui nesta tarde é um momento que me enche de gratidão e que sela para sempre um elo entre a minha história pessoal e essa cidade extraordinária. Não é apenas um título ou uma homenagem, é a confirmação de que nossas raízes, quando bem cuidadas, florescem e frutificam em solo fértil”, finalizou
Participaram ainda da sessão solene os vereadores Damásio Franca (PP); Mô Lima (PP); Fábio Carneiro (SDD); Guguinha Moov Jampa (PSD), entre outros.