A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em conjunto com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), realizou sessão especial alusiva a campanha Maio Amarelo. A solenidade reuniu representantes e membros de órgãos ligados ao trânsito da cidade.
O presidente da CMJP, vereador Dinho (PSD), foi o autor da sessão e falou sobre a importância de trazer o tema para a Casa de Napoleão Laureano. “É muito importante trazer os órgãos que atuam no trânsito para essa sessão especial e divulgar as ações que estão sendo feitas, não só hoje. Nesta quarta-feira (14), vamos realizar uma simulação de acidente de trânsito para chamar a atenção dos motoristas nesse mês de maio, alusiva à campanha Maio Amarelo”, afirmou.
José Neto, diretor de planejamento da Semob, disse que é necessário uma conscientização maior por parte dos motoristas no trânsito. “É preciso respeitar a faixa de pedestres, a sinalização existente. Se todo mundo fizer o seu papel, com prudência, diminuiremos o número de acidentes e de mortes no trânsito da nossa cidade”, acrescentou.
Sanderson Cesário, diretor de operações da Semob, falou da importância do agente de trânsito, como figura fundamental para a garantia da segurança viária. “A fiscalização, sem o fato humano do agente de trânsito, não tem eficácia. Por mais que os sistemas de fiscalização eletrônica de câmeras e radares sejam eficientes e modernos, a nossa figura é fundamental no processo de fiscalização e educação para o trânsito”, destacou.
“No trânsito, nós precisamos priorizar a vida, seja a nossa ou a do próximo, respeitando sempre, porque o trânsito é o espaço mais democrático que existe no planeta. Que possamos ser aquela pessoa que respeita o espaço do outro, desacelerando e dando valor a nossa vida”, colocou Gilmara Branquinho, representante da divisão de educação da Semob.
Expedito Leite Filho, superintendente executivo da Semob, pontuou que, além de fiscalizar, a Semob tem o dever de plantar a semente da consciência nas pessoas que fazem o trânsito, sejam elas pedestre, ciclistas, motociclistas ou motoristas, para, dessa forma, contribuir com uma melhor qualidade de vida para as pessoas da cidade.
Por fim, Marcílio Ferreira, superintendente da Semob, concluiu falando da importância da união da Semob com a Casa do Povo, no mês alusivo ao Maio Amarelo. “Não é um debate, é justamente uma troca de informações, onde a Câmara apresenta algumas ideias e nós colocamos qual o papel da Semob na cidade de João Pessoa. Neste mês de maio, estamos com uma vasta programação dentro da educação para o trânsito, trazendo orientações através das empresas privadas, públicas e escolas. É uma vasta programação de acompanhamento, de troca de ideias com a sociedade”, finalizou.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento que tem por objetivo unir poder público e sociedade civil, com o intuito de colocar em pauta o tema da segurança viária e alertar sobre como o comportamento do motorista contribui para o aumento das estatísticas negativas de trânsito.