A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quarta-feira (7), título de cidadania paraibana a promotora Fabiana Maria Lobo da Silva, ao advogado Marcelo Dias Assunção e ao professor universitário Marcelo de Souza Bispo. A solenidade, proposta pela deputada Cida Ramos, aconteceu no plenário da Casa de Epitácio Pessoa, e contou com a presença de estudantes, amigos e familiares dos homenageados.
A deputada Cida Ramos fez questão de destacar a relevância dos homenageados para o fortalecimento da democracia. A parlamentar ressaltou que eles merecem o justo reconhecimento por dedicarem suas vidas a serviços relevantes para o estado.
“Concedemos esta homenagem, com o Título de Cidadania, a essas pessoas que já são, há muitos e muitos anos, cidadã e cidadãos paraibanos, pois contribuem muito com a Paraíba. São profissionais que diariamente procuram fazer do seu exercício profissional, da sua vida, uma contribuição por melhores dias. Nada mais justo que essa homenagem”, ressaltou Cida Ramos.
A homenageada Fabiana Lobo nasceu em Recife e ingressou no Ministério Público da Paraíba em março de 2001. Ela destacou a satisfação em receber a honraria. “Já me considero paraibana de coração, morando aqui há 24 anos. A Paraíba já é o meu lugar, e esse reconhecimento agora de forma oficial só vem a me honrar ainda mais. muito gratificante mesmo receber este título”, disse.
O outro homenageado, Marcelo Dias Assunção, também é natural de Recife. Ele é advogado do Sindicato dos Bancários da Paraíba. Com mais de 10 anos de serviços jurídicos prestados a classe bancária, com atuação em diversas cidades de nosso Estado, propondo mais de 180 ações coletivas e 1000 ações individuais, o homenageado se tornou uma referência na área, tendo um papel de destaque na defesa dos direitos da classe trabalhadora.
“É muito importante para mim esse título. Eu me sinto muito honrado, inclusive por esta homenagem ter sido concedida através da deputada Cida Ramos, que tem sua atuação voltada para o trabalhador. Eu como advogado de vários sindicatos, inclusive do Sindicato dos Bancários da Paraíba, me sinto muito privilegiado com esta honraria”, destacou.
Já o professor doutor da Universidade Federal da Paraíba, Marcelo Bispo, é natural de São Paulo, mas reside na Paraíba há 14 anos. Ele tem experiência profissional nas áreas de Administração, Educação e Sociologia.
“Para mim é um orgulho, porque desde que aqui cheguei fui muito bem acolhido por todo o povo da Paraíba. Fico feliz em poder ser reconhecido em um lugar que não é onde nasci, mas é onde fui bem recebido e onde tenho construído a minha vida”, disse.
Também estavam presentes na solenidade a promotora de justiça, Liana Carvalho; a defensora pública Fernanda Peres da Silva; a pró-reitora de Extensão da UFPB, Bernardina Freire; o presidente do Sindicato dos Bancários, Lindon Johnson; e o procurador-geral de justiça, Hortêncio Rocha Neto.
É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.