A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quinta-feira (27), proposta pela deputada Cida Ramos, para outorga do Título de Cidadã Paraibana a educadora Maria dos Anjos Mendes Gomes, a Mestra D’Oci, pelos relevantes serviços prestados ao estado. O evento aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reuniu autoridades, amigos, familiares e representantes do setor da educação.
A homenageada é educadora e contadora de histórias. Natural da Bahia, chegou a João Pessoa no ano de 1979. Segundo a deputada Cida Ramos, Mestra D’Oci “ensina e passa nas suas contações de história e caminhada a valorização da vida”.
“Ela é uma mulher negra, guerreira, uma mulher que vem das lutas sociais, com uma defesa intransigente do meio ambiente e com um trabalho belíssimo com crianças, adolescentes e jovens. A Assembleia tem orgulho dessa homenagem, pois ela vem mostrando em seu fazer, que é preciso que se desenvolva uma educação integral de encantamento que dialogue com o saber popular por meio da tradição oral, através das brincadeiras e nas vivências”, ressaltou Cida Ramos.
A homenageada implantou no Vale do Gramame, no ano de 2004 a Escola Viva Olho do Tempo, instituição que desenvolve projetos junto aos moradores das comunidades da região. A Instituição atende a 150 crianças e adolescentes, com atividades na área de desenvolvimento humano, cultura, educação, inclusão digital, artes integradas: música, dança, teatro, meio ambiente, oralidade e esporte.
Emocionada, Mestra D’Oci agradeceu a honraria. “Nada mais gratificante para um ser humano do que o reconhecimento. Não pela vaidade, mas pela afirmação coletiva de que meu status em prol da educação tem uma significativa aprovação por parte de pessoas tão especiais. Agora, como boa paraibana que já sou, receber esta homenagem é uma demonstração de consideração e afeto”, destacou.
Também estavam presentes na solenidade o deputado Cicinho Lima, o vereador Marcos Henriques, a juíza federal Ana Paula Cabral, o estudante Juan Araújo, o agricultor Manoel Pedro da Silva e a estudante Flora Carvalho.
Mais sobre a homenageada:
A educadora tem desempenhado uma função de extrema relevância junto à comunidade que reside (Gramame) e bairros circunvizinhos. A entidade Viva Olho do Tempo, coordenada por Mestra D’Oci, leva esperança para diversas famílias, através da educação e cultura, fazendo realmente a diferença na vida de centenas de jovens.