A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e outras 10 entidades defensoras da liberdade de imprensa divulgaram nota se solidarizando com o jornalista Ricardo Antunes e cobrando rapidez na investigação do atentado de que foi vítima, na última quarta-feira (13), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Além da Abraji, assinam a nota Ajor (Associação de Jornalismo Digital), Artigo 19 ,CPJ (Comitê para a Proteção de Jornalistas), Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas), Instituto Palavra Aberta, Instituto Vladimir Herzog, Instituto Tornavoz, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Intervozes e RSF (Repórteres Sem Fronteiras). As entidades formam a Coalizão em Defesa do Jornalismo.
“As autoridades policiais precisam atuar com celeridade para investigar a autoria e os mandantes, assim como a motivação do crime, não descartando que possa se tratar de uma represália por seu trabalho com o blog noticioso homônimo em Recife”, enfatiza a nota.
Destaca ainda a Coalização em Defesa do Jornalismo que “esse tipo de agressão atinge toda a sociedade, pois tem o intuito de coibir e silenciar o trabalho da imprensa”.
Leia a nota na íntegra
“A Coalizão em Defesa do Jornalismo lamenta e vê com extrema preocupação a agressão sofrida pelo jornalista Ricardo Antunes, do Blog Ricardo Antunes, nesta quarta-feira, 13 de novembro, em Recife.
Ao sair de uma barbearia, Antunes era aguardado por um homem que o atacou, provavelmente com um soco inglês, causando um ferimento em seu supercílio, que resultou em cirurgia.
A motivação do ato criminoso ainda não foi esclarecida, assim como a filmagem de todo o episódio, que foi divulgada em redes sociais.
As autoridades policiais precisam atuar com celeridade para investigar a autoria e os mandantes, assim como a motivação do crime, não descartando que possa se tratar de uma represália por seu trabalho com o blog noticioso homônimo em Recife.
A Coalizão repudia o ataque ocorrido em uma calçada pública em plena luz do dia, e que causou graves ferimentos, e urge que medidas policiais adequadas sejam tomadas imediatamente. E, se confirmada a motivação pelo exercício do jornalismo, é importante destacar que esse tipo de agressão atinge toda a sociedade pois tem o intuito de coibir e silenciar o trabalho da imprensa.
A Coalizão se solidariza com Ricardo Antunes e faz votos por sua pronta recuperação”.