O prefeito Cícero Lucena transmitiu confiança e desejou boa sorte aos 39 alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa que embarcaram para Goiânia (GO), neste sábado (9), para participar do maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina: o Robótica 2024. A delegação, que é formada por 60 integrantes, entre alunos, monitores e professores, se despediu do gestor no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
Cícero Lucena destacou que a Prefeitura investe em tecnologia na rede de ensino para que o aprendizado seja inovador, inserindo a robótica como ferramenta de desenvolvimento das habilidades e oportunidade de futuro. “Essa é a educação que nós sonhamos e que Deus está nos dando a oportunidade”, afirmou o prefeito momentos antes do embarque, em contato com alunos, familiares e professores.
A secretária Municipal de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, afirmou que o ensino da robótica vem crescendo na rede nos últimos anos em João Pessoa, recebendo investimento e os resultados também se refletem nas competições. “Quando a gente faz uma somatória, são mais de 150 crianças que já participaram de competições nacionais, tanto das Olimpíadas nacionais, como também do FLL, que é todo um conjunto de elementos da robótica. Então, a gente fica muito feliz por essa oportunidade”, afirmou.
Representação – A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa será representada por 39 alunos das Escolas Municipais Índio Piragibe, Ativa Integral (Emai) Frei Afonso, Bilíngue Dom José Maria Pires, José Américo, Santa Ângela, Luiz Vaz de Camões, Major José de Barros, Francisco Pereira, Dumerval Trigueiro e os Emais Augusto dos Anjos e Paulo Freire.
Márcia Santos, mãe de João Kelvin, de 14 anos e estudante do 9° ano da Escola Índio Piragibe, a viagem para Goiânia representa oportunidade de crescimento pessoal, enquanto a robótica já promove desenvolvimento social. “Ele passou a ser um adolescente mais centrado, porque mexeu muito com emocional e, hoje, ele é muito mais forte. Fico muito tranquila que ele vai fazer uma boa viagem e está sendo bem cuidado”, afirmou a mãe
João Kelvin reitera as palavras da mãe e espera representar muito bem a cidade de João Pessoa na competição nacional. “Depois da robótica, eu comecei a ser um adolescente melhor, comecei a me concentrar mais nas coisas, a estudar mais, a procurar saber mais da robótica, a ler mais. Então, a robótica na minha vida foi uma coisa muito boa e que eu quero continuar pelo resto da minha vida”, afirmou o adolescente.
Fotos: Sérgio Lucena