O primeiro residencial quilombola do Brasil está em vias de ser entregue pela Prefeitura de João Pessoa para beneficiar 80 famílias residentes de assentamentos em Paratibe. Ao mesmo tempo, as obras do projeto Orla Sul avançam para oferecer uma nova perspectiva para a região no tocante a infraestrutura, mobilidade urbana e turismo, ligando as praias do Sol e Gramame. Esse conjunto de intervenções foi inspecionado pelo prefeito em exercício, Nominando Diniz, nesta segunda-feira (22), que destacou a relevância dos projetos para a melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento da cidade.
“Eu tinha vindo aqui nas visitas itinerantes que faço pelo Tribunal de Contas do Estado. É algo espetacular, que me chama a atenção, é a obra construída em material de primeira qualidade, um apartamento bem estruturado, bem dividido e a presença indiscutível dos futuros moradores, que todos têm conhecimento, faz parte de um grupo da sociedade que, a partir de um certo tempo, passou a ter reconhecimento e valor”, afirmou o prefeito em exercício, se referindo a obra do Residencial Quilombola.
Esse empreendimento, inclusive, recebeu premiação nacional pela sua relevância e interesse social, e está recebendo as últimas intervenções para ser entregue. As unidades habitacionais estão prontas, assim como a sua infraestrutura, faltando apenas as áreas de lazer e acabamentos finais. A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, projetou a inauguração em, no máximo, três meses.
“O sentimento é de vitória. Estamos conseguindo, com recursos próprios da prefeitura, fazer um projeto digno, onde os moradores vão poder morar aqui. Aí fizemos o projeto, que foi autorizado imediatamente e licitado. Se Deus quiser, entregaremos essa obra nos próximos meses, com toda a infraestrutura necessária e com área de lazer completa, para as pessoas que estavam naquela área, de forma desigual, de forma insalubre, à época”, projetou a secretária.
Na extensão do projeto Orla Sul, o prefeito em exercício conferiu de perto o avanço das obras desde o começo, na rotatória da PB-001, que vai se conectar até uma rotatória que será criada na divisa das praias do Sol e Gramame. A drenagem já foi praticamente concluída e as obras avançam na duplicação de vias e asfalto. O projeto ainda prevê a urbanização total do percurso, que vai até a Barra de Gramame, com espaços de convivência, paisagismo, ciclovias e iluminação em LED.
“Eu conheci quando o prefeito Cícero Lucena, na gestão anterior, tinha feito a ligação até a Praia do Sol. E agora vê-se que complementa através de duplicação de binário de infraestrutura. E eu espero acertar. Eu morei no Bessa quando estava tudo iniciando. E eu não tenho dúvida que essa região terá o mesmo desenvolvimento que hoje que tem a Praia do Bessa. Excepcional”, afirmou o prefeito em exercício.