O nome do advogado Paulo Freire entrou na pauta das discussões da advocacia para representar a classe no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), como desembargador. Na semana passada, o TJPB aprovou o anteprojeto de Lei Complementar, que trata sobre a reestruturação do Segundo Grau e cria sete novos cargos de desembargadores.
A alteração contemplando duas vagas para o Quinto Constitucional, sendo uma destinada a Advocacia e outra para o membro oriundo do Ministério Público Estadual (MPPB). Na vaga da advocacia, um grupo de advogados defende que Paulo Freire coloque seu nome na disputa, por entender que ele pode contribuir muito para o Judiciário como desembargador.
Atualmente, Paulo Freire está no terceiro mandato de presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PB. Ele é também presidente do Colégio Nacional de Presidentes dos TEDs do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no triênio 2022/2024.
Currículo
Professor aposentado do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Guarabira, e advogado militante desde 1980, Paulo Freire já exerceu vários cargos na administração pública e no sistema OAB.
Na OAB Nacional, assumiu os cargos de Membro da Comissão Nacional de Segurança Pública e Membro da Comissão Nacional do Sistema Penitenciário.
Foi conselheiro estadual da OAB-PB por dois mandatos; e está no terceiro mandato de presidente do TED da OAB-PB.
Na administração publica foi superintendente do DETRAN-PB e procurador geral dos municípios de Areia, Solânea, Santa Rita, entre outros.