A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (19), no plenário “Deputado José Mariz”, para outorga do título de Cidadania Paraibana à juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos pelos relevantes serviços prestados ao estado. O evento proposto pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, reuniu gestores públicos, membros da magistratura paraibana e familiares da homenageada.
Ao justificar a homenagem, Adriano Galdino destacou o trabalho que a magistrada desenvolve no estado da Paraíba. “É com muita alegria que estamos concedendo essa honraria de Cidadania Paraibana a doutora Ivanoska, que tem relevantes serviços prestados à Paraíba e nada mais natural do que ela receber desta Casa o reconhecimento para fazer parte agora dos ilustres paraibanos e paraibanas, de fato e direito”, disse.
O juiz Alexandre José Gonçalves Trineto, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), declarou que ao homenagear um membro da magistratura da Paraíba, o Poder Legislativo está homenageando, na realidade, todos os juízes do estado, “principalmente quando se trata de uma pessoa do quilate de Ivanoska, que veio do vizinho Estado do Pernambuco abrilhantar a nossa magistratura”.
“E isso demonstra não somente a boa relação, o bom relacionamento entre a magistratura e o poder legislativo do Estado da Paraíba, mas, acima de tudo, o reconhecimento necessário a essa mulher guerreira e a essa juíza exemplar que nós temos na pessoa de Ivanoska”, acrescentou.
O desembargador José Ricardo Porto, que representou o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) no evento, classificou a homenagem como justa e merecida. “Essa homenagem eu gostaria de transbordar para todas as juízas e juízes da Paraíba. O Poder Judiciário da Paraíba é constituído de juízes e juízes que engrandecem a magistratura nacional. E hoje a Paraíba tem uma posição de destaque também. Graças ao nosso bom Deus, a Paraíba hoje recebe uma filha, uma conterrânea nossa, que tem talento, que tem inteligência e tem credibilidade. Hoje a Paraíba está melhor e bem maior”, afirmou.
A agradecer a homenagem, a juíza Ivanoska Esperia ressaltou o orgulho e o momento muito especial de estar podendo realizar um sonho. Ela revelou que teve a oportunidade de retornar ao estado de Pernambuco, depois de ser aprovada num concurso para juíza, mas preferiu ficar na Paraíba. “Fiz a opção, porque aqui é o meu lugar”, disse.
“Então, eu comentei com o presidente da Casa que eu tinha esse sonho e aí ele está realizando. Primeiramente agradeço a Deus e depois ao deputado Adriano Caldeira. Aqui na Paraíba, entre outras coisas, eu tenho a oportunidade de ter uma boa qualidade de vida, porque João Pessoa é uma das melhores cidades do Brasil para se morar. E eu gosto de viver aqui. Aqui é um lugar tranquilo, calmo. Sou muito feliz aqui, onde construí família. Tenho minha filha, tenho duas filhas de coração. Minha mãe veio morar aqui também, há seis anos, quando ela se aposentou. E meu irmão também veio morar aqui, está terminando medicina na Faculdade de Ciências Médicas, em Cabedelo”, finalizou.
Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Júnior Araújo e João Gonçalves; o secretário estadual de Segurança Pública, Jean Nunes; os desembargadores Romero Marcelo e Paulo Maia, presidente Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, na Paraíba; o juiz Aloízio Bezerra Filho , da 6ª Vara da Fazenda Pública na Paraíba; o advogado Solón Benevides, representando a Academia Paraibana de Letras (APL); o procurador de Justiça Amadeus Lopes Ferreira, representado o Ministério Público da Paraíba; e os advogados Rinaldo Monzales e Valberto Azevedo.
PERFIL DA HOMENAGEADA
Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos é Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB). Natural de Recife, no vizinho estado de Pernambuco, a agraciada possui Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 1998, Especialização em Ciências Jurídicas e Criminais pela Faculdade de Direito do Recife em Pernambuco, em 1999, e Mestrado em Direito Processual, pela Universidade Católica de Pernambuco.
Iniciou sua carreira profissional como Advogada vinculada à secção regional da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB/PE), entre 1999 a 2003. Ingressou na Magistratura em 28 de janeiro de 2003 e atualmente Juíza de Direito do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Catolé do Rocha (PB).
Fotos: Aguinaldo Mota/Agência ALPB