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Motor 100% a etanol da Stellantis confirma biocombustível como protagonista da mobilidade sustentável

Foto: Reprodução/Stellantis

Motor 100% a etanol da Stellantis confirma biocombustível como protagonista da mobilidade sustentável

Grupo projeta que o consumo desse biocombustível será mais otimizado por meio dessa tecnologia do que nos motores flex convencionais

Redação Filipeia News Por Redação Filipeia News
18 de agosto de 2023
em Destaque2, Destaque3, Paraíba
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Recentemente, uma matéria da plataforma Automotive Business, especializada no setor automotivo e na mobilidade, divulgou uma iniciativa que reafirma o protagonismo do etanol como peça-chave na busca pela mobilidade sustentável. A gigante Stellantis, reconhecida no cenário global, está atualmente embarcando em um projeto que impulsionará o biocombustível a novos patamares.

O projeto inovador, denominado E4, nasceu em 2019, e trata-se de um veículo movido exclusivamente a etanol. Equipado com um turbocompressor, o veículo representa um marco significativo na jornada da Stellantis em direção à descarbonização e à eficiência energética na América do Sul. Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a região, confirmou a empreitada durante sua última passagem pelo Brasil.

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Determinado em explorar os limites do potencial do etanol, o grupo projeta que o consumo desse biocombustível será mais otimizado por meio dessa nova tecnologia do que nos motores flex convencionais.

Em paralelo ao desenvolvimento do motor movido a etanol, a Stellantis está engajada na criação de um motor híbrido flex, capaz de combinar biocombustíveis com propulsores elétricos.

A indústria automotiva brasileira tem refletido cada vez mais sobre o conceito “do poço à roda”, que considera as emissões de CO2 desde a produção até o uso do veículo. Esse enfoque será integrado na fase 2 do programa Rota 2030 para veículos leves. A meta até 2050 é atingir apenas 32 gramas de CO2 por quilômetro rodado.

Em um cenário onde a infraestrutura para carros elétricos é incipiente e os custos são impeditivos para as massas, a abordagem da Stellantis, e de montadoras como VW e Toyota, de destacar o etanol como uma alternativa mais viável, surge como uma estratégia inteligente e sustentável para promover a mobilidade sustentável no Brasil.

“Elogiamos aqui as decisões da indústria automobilística no Brasil. Os mais recentes anúncios da Stellantis e da Toyota confirmam que as maiores empresas optaram pelo etanol nesse mercado. O etanol no Brasil já demonstrou ser a melhor opção na busca pela mobilidade sustentável. Os combustíveis fósseis do petróleo e do carvão ainda recebem pesados subsídios, que serão substituídos por incentivos nos veículos com menores emissões e maior economia. A opção brasileira deve crescer na Ásia e América Latina, esse é um importante trabalho que vem sendo realizado por este setor”, destaca Edmundo Barbosa, presidente-executivo do Sindalcool-PB.

A Stellantis possui três fábricas no Brasil. Graças aos incentivos fiscais para montadoras instaladas no Nordeste, o grupo instalou uma fábrica da Jeep, no ano de 2015, na cidade de Goiana, em Pernambuco. A fábrica é responsável por produzir modelos de maior valor agregado, como os utilitários esportivos e as picapes.

Entenda como é o plano divulgado pela Stellantis para descarbonização na América do Sul

A Stellantis na América do Sul é parte ativa do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030 e trabalha para atingir regionalmente as metas de descarbonização. A empresa está concentrada em reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. Nesta rota, a Stellantis busca a múltipla matriz energética, a fim de aproveitar as vantagens competitivas regionais para tornar a propulsão mais limpa e eficiente. A análise regionalizada mostra que a necessidade de descarbonização do Brasil se dá em uma realidade específica e distinta de outras regiões do planeta.

Na Europa, a necessidade da descarbonização está focada na indústria automotiva e baseada em uma rota tecnológica de eletrificação em função das próprias condições europeias. A matriz energética local tem grande participação dos combustíveis fósseis, o que impõe limitações às opções de descarbonização, levando à opção imediata pela mobilidade eletrificada. O custo financeiro deste caminho é elevado.

A realidade brasileira é muito diferente. A matriz energética é mais sustentável, devido ao uso de biocombustíveis e da geração de energia elétrica por meios renováveis. Esta característica da matriz energética abre para o país um leque de opções de soluções de mobilidade, em condições privilegiadas. O etanol é um forte aliado na redução das emissões de CO2 no Brasil. Sua combinação com a eletrificação pode ser uma alternativa competitiva de transição para a difusão da eletrificação a preços acessíveis, além da capacidade de a empresa atingir as metas de emissões. Quando considerado no conceito well-to-wheel (no caso, do campo à roda), o etanol é altamente eficiente quanto às emissões, porque a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve de 70% a 80% do CO2 liberado na produção e queima do etanol combustível.

O Brasil tem quatro décadas de acúmulo de tecnologia nesta área e intensificar o uso do etanol é uma decisão inteligente, que leva em conta a imensa plataforma produtiva, logística e de distribuição já implantada no país, além da frota flex circulante. A combinação do etanol com a eletrificação em motores híbridos é uma alternativa adequada para o país como transição para uma mobilidade sustentável de baixo carbono, pois permitirá o acesso de faixas maiores do mercado consumidor a tecnologias de baixa emissão.

Os elétricos, embora sejam eficientes no processo de descarbonização, têm um custo muito elevado, que impede sua aquisição por amplas faixas de consumidores. A solução 100% elétrica ainda não tem a escala necessária e precisa ser desenvolvida e aprimorada, para que possa entrar como alternativa de massa em uma estratégia efetiva de descarbonização em um país em desenvolvimento com características de renda como as do Brasil. Está claro que a propulsão elétrica é a tendência dominante do setor automotivo mundial e a Stellantis, como uma das maiores empresas globais do setor, avança nesta direção. No Brasil, a empresa já oferece a maior gama de modelos elétricos e eletrificados, abrangendo carros de passeio e veículos comerciais leves: Fiat 500e, Peugeot e-208GT, Peugeot e-2008, os furgões Citroën Ë-Jumpy, o Peugeot e-Expert e o Fiat e-Scudo, e o Jeep Compass 4xe híbrido plug-in.

Não se trata, portanto, de contrapor descarbonização e eletrificação. A descarbonização é o resultado desejado e necessário, enquanto a eletrificação é um dos caminhos para se alcançar a descarbonização da mobilidade. O emprego do etanol combinado com eletrificação é o caminho mais rápido e viável do ponto de vista social, econômico e ambiental para uma crescente eletrificação da frota brasileira.

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