O prefeito Cícero Lucena premiou, na manhã desta quinta-feira (15), os estudantes da Rede Municipal de Ensino que venceram a Hackathon Ambiental, competição de desenvolvimento de aplicativos voltados ao meio ambiente. O ato marcou o encerramento da programação municipal da Semana Nacional do Meio Ambiente, realizada desde a última quarta-feira (13) no auditório da Uniesp, na BR 230.
“A Semana Nacional em João Pessoa foi comemorada em alto estilo, despertando reflexões, identificando problemas, propondo soluções, trocando experiências e chamando para o trabalho conjunto. Em paralelo tivemos esse grande espaço para os alunos da Rede Municipal mostrarem seu talento, habilidade e já aplicarem o que estão aprendendo nas aulas de programação”, afirmou o prefeito.
Dez escolas participaram da competição, onde os alunos tiveram três horas para desenvolver uma solução de tecnologia voltada para o meio ambiente. A comissão julgadora escolheu para a primeira colocação a equipe da Escola Municipal Damásio Franca, que desenvolveu um aplicativo que facilita o contato entre recicladores e a população com material reciclável para doar.
As iniciativas das escolas Chico Xavier e Darcy Ribeiro ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. Todas as equipes premiadas ganharam R$ 2 mil, que serão divididos entre os estudantes, e um tablet para cada tutor. As outras escolas participantes concorreram em sorteio a um tablet e dois desktops.
Os estudantes participantes fazem parte do programa Code, da Prefeitura de João Pessoa, que ensina programação para estudantes do 8° e 9° ano da Rede Municipal. O objetivo é possibilitar uma formação precoce em Tecnologia, uma das áreas mais aquecidas do mercado de trabalho, possibilitando o desenvolvimento de plataformas online como sites e aplicativos.
Selo – A solenidade de encerramento também foi momento para o reconhecimento de atores sociais e instituições. Foram condecorados o vereador Guga Oliveira, que recebeu o Selo Pet; e a Uniesp, o Instituto Solidariedade, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e o vereador Coronel Sobreira, que receberam o Selo Verde.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a criação do Selo Verde tem o objetivo de estimular as empresas e instituições para que adotem práticas ambientalmente corretas. “Nosso objetivo é reconhecer e dar visibilidade àquelas instituições que adotam, no seu dia a dia, práticas de preservação e recuperação ambiental. Entendemos que é preciso ir além do discurso e adotar, na prática, uma mudança de comportamento”, esclareceu.
Participaram da solenidade o secretário municipal da Ciência e Tecnologia, Guido Lemos; a secretária executiva da Educação, Luciana Dias; o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso; e a presidente do Instituto Solidariedade, Beatriz Ribeiro.
Fotos Sérgio Lucena/Secom JP