O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, apresentou voto de aplauso à Usina Cultural Energisa pelos seus 20 anos de funcionamento e fomento ao setor.
“Parabenizamos umas das principais vitrines da cultura paraibana, a Usina Energisa que ao longo de duas décadas é o espaço e palco para vários artistas pessoenses e de outros lugares”, destacou o parlamentar em seu requerimento.
A Usina Cultural Energisa funciona desde 2003, mas antes disso a edificação foi sede da Empresa de Tração, Luz e Força (ETFL) da Paraíba, no início do século passado. De 1964 até ao fim de 1990, a estrutura passou a abrigar o almoxarifado e a garagem da antiga Saelpa, e a partir da 2003 foi transformada neste complexo destinado exclusivamente para a divulgação das manifestações culturais do Estado.
A coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa e gestora da Usina, Delânia Azevedo, destaca o compromisso que a Energisa tem com a cultura do Estado. “A força da cultura paraibana é uma inspiração e compromisso para a Usina Energisa. Nestes 20 anos fomos palco de eventos e atividades culturais importantes! Nossa Usina tem o compromisso de ser inclusiva, com uma programação multilinguagem que reforce os saberes e fazeres da cultura paraibana! A festa é de todos nós!”, ressaltou.
Comemoração
Além da honraria recebida pelo Legislativo Municipal de João Pessoa, a Usina Cultural Energisa preparou uma comemoração especial para celebrar este momento que começa neste final de semana com uma programação multicultural: o Esquenta Viva Usina.
Durante dois dias, o local vai receber trabalhos de artes visuais, shows musicais, com destaque para a apresentação da dupla Juzé e Lukete. Além disso, também haverá uma atração circense e a tradicional Feirinha de Gastronomia e Artesanato.
O evento também contará com ação social com a arrecadação de 1kg de alimento, como ingresso simbólico, que será destinado a comunidades de João Pessoa através da Central Única das Favelas (Cufa).
Veja a programação completa de aniversário:
Sábado, dia 27:
15h – Abertura da Feirinha de Artesanato e gastronomia
15h – Abertura galeria de artes
20h – Show de Luana Flores convidando Mestra Ana do Coco de Mestra Vó Mera (Tenda da Música)
22h – Show de Funkeria (Sala Vladimir Carvalho)
Domingo, dia 28:
15h – Abertura da feirinha de artesanato e gastronomia
15h – Abertura galeria de artes
16h – Apresentação de circo Los Iranzi
19h – Os Gonzagas + Juzé e Lukete
Viva Usina
O projeto Viva Usina é a continuação dessa celebração que se inicia este final de semana. Através de uma ocupação cultural durante os meses de julho e novembro somente com artistas da Paraíba, a iniciativa vai gerar 1.600 empregos diretos, com um impacto econômico de R$ 3 milhões e público estimado de 45 mil pessoas.
As propostas podem ser enviadas até o dia 31 deste mês através do site www.vivausina.com. As inscrições para os mestres e mestras da cultura popular também podem ser feitas através de Whatsapp.
O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.
Contatos para entrevistas: Dina Faria – (83) 99686-0512