Nesta terça-feira, dia 02 de Maio, a fintech de PIX PARCELADO Addi realizou seu evento de lançamento na capital paraibana em um almoço no BA’RA Hotel. Com a presença de um dos fundadores da companhia, Daniel Vallejo, e de um dos grandes nomes do varejo brasileiro, Flávio Dias, ex-fundador e presidente do Walmart.com e ex-CEO da ViaVarejo, a Addi convidou alguns dos principais lojistas de João Pessoa para uma conversa sobre as dinâmicas do varejo atual, os desafios do cenário econômico brasileiro e como a tecnologia pode se tornar ainda mais importante para alavancar vendas e fidelizar clientes.
Os anfitriões, acompanhados também por Daniela Vianna, uma das principais líderes da empresa no Brasil, apresentaram como funciona o tão inovador PIX PARCELADO – solução que vem revolucionando o mercado de crédito e o varejo físico e online. Já com milhões de usuários em toda a América Latina e mais de 20 mil lojas, a Addi é uma plataforma de vendas a prazo sem cartão de crédito que oferece ao consumidor soluções de pagamento 100% digitais e sem juros, alavancando e impulsionando o crescimento dos pequenos e médios negócios.
A missão da companhia é criar oportunidade por meio da democratização do acesso ao crédito. De acordo com Daniel, a Addi nasceu com a responsabilidade de trazer aos mais de 85% de colombianos que não tinham acesso a um cartão de crédito a possibilidade de comprar onde quisessem, e essa história não é diferente no Brasil. Segundo dados do relatório do EBANX, 80% dos brasileiros possuem uma conta bancária, mas apenas 40% têm acesso a um cartão de crédito, mostrando que, mesmo com culturas completamente distintas, o mesmo produto que é um sucesso na Colômbia também poderia revolucionar o mercado brasileiro. “Queremos, com a entrada da empresa no Brasil, evoluir nossa solução para que fique cada vez mais aderente ao perfil dos consumidores e lojistas brasileiros, principalmente para o Nordeste, e notadamente, João Pessoa, onde escolhemos iniciar nossa operação”, afirmou o fundador.
Para dimensionar a pertinência de uma solução como o PIX PARCELADO para o momento atual do varejo brasileiro, Flávio Dias, que assessora a AddiI há cerca de cinco meses, contou um pouco da sua trajetória em grandes players do mercado, como Magazine Luiza, Walmart e nas Casas Bahia, onde acompanhou de perto o grande impacto da operação do famoso carnê.
Segundo Flávio, o tal do carnê era tão potente como ferramenta de acesso e crescimento de vendas, que seus funcionários eram, inclusive, incentivados a utilizá-lo cada vez mais. A possibilidade de oferecer crédito no ponto de venda fazia com que as compras feitas no crediário tivessem um ticket médio significativamente maior. Inclusive, compartilhou que chegou a tentar transformar esse produto antes exclusivo das Casas Bahia em algo que pudesse ser oferecido para outros lojistas, mas como ele mesmo disse, não deu tempo.
Por isso, Flávio vê a solução de parcelamento por Pix da Addi como tão pertinente quanto o carnê das Casas Bahia. Para ele é uma solução pronta, estruturada, ágil e segura que chegou para suprir a demanda de uma população que hoje ainda não consegue chegar na loja. Falou ainda sobre como os dados atuais da empresa, mostram exatamente o quanto o comércio varejista têm a ganhar adotando a solução: fora otimizar a fidelização de clientes, casos reais da Addi mostram um aumento no ticket médio até 2x e muito mais vendas.
Outros pontos levantados durante a apresentação foram ligados ao atual cenário brasileiro, pintado por juros altos, inflação em crescimento e, consequentemente, menores linhas de crédito. Com essa perspectiva, Flávio compartilhou o que acredita ser mais importante para o empresário nesse momento: uma boa gestão de produto, preço, promoção e, principalmente, alternativas de pagamento. Segundo sua experiência como membro do conselho de grandes empresas no mercado, com gastos mais concentrados em itens básicos, as pessoas se veem com ainda menos opções para poder consumir os demais produtos que precisam, como roupas, eletrônicos, sapatos e até serviços, e essa é a hora dos varejistas se reinventarem.
Ele discorreu ainda sobre como o varejo físico se diferencia do online, e como reagir. Segundo ele, são dois pontos essenciais: primeiro, investir para ampliar a visão do atendimento no ponto de venda, cuidando para motivar, inspirar e treinar bem a equipe; em segundo, não perder o benefício do imediatismo da compra que é exclusivo do varejo físico, o que demanda ainda mais acesso a crédito e um pós-venda efetivo, que pode ser muito facilitado pelo uso de ferramentas digitais, seja Whatsapp, redes sociais e/ou um CRM estruturado.
Por sua vez, Daniela Vianna, uma das líderes da empresa no Brasil, mostrou o passo a passo de uma operação utilizando a ferramenta. O comprador precisa apenas ter acesso ao Whatsapp e fornecer nome completo, CPF, email e telefone. Em menos de um minuto é feita a análise de crédito e liberada a compra em que ele dará uma entrada de 25% e poderá escolher parcelar o restante em até 3 sem juros, ou até 6 com juros abaixo da média do mercado.O comprador tem ainda a opção de descobrir o seu limite pré-aprovado antes mesmo de finalizar a compra. O processo também é simples: ele precisa somente ler um QRCode específico ao chegar na loja e, enquanto escolhe seus produtos, já descobre o quanto pode gastar com a Addi, o que gera, via de regra, um aumento no ticket médio desse consumidor.
Daniela salientou que a Addi é muito mais que um meio de pagamento e seu maior objetivo enquanto líder dessa operação é construir uma alavanca de vendas para solucionar os desafios que o varejo está enfrentando. Segundo ela, “O sucesso da plataforma está totalmente ancorada no sucesso do lojista e, por isso, criamos toda uma estratégia que inclui, por exemplo, treinamentos e incentivos aos vendedores, sem qualquer custo adicional para o lojista”, disse Daniela Vianna. Ela revelou que na Colômbia, onde a operação já tem mais de cinco anos, a empresa está provendo inúmeras campanhas de incentivo, algumas premiando vendedores com viagens do sonho ou até mesmo prêmios em dinheiro e que pretende trazer isso para o Brasil. Explicou ainda que a conciliação das vendas junto aos lojistas também é feita de forma rápida e fácil, sem necessidade de integração, e todos os riscos são assumidos pela própria Addi.
Finalizando o bate papo, o grupo convocou os lojistas a testarem a solução de PIX PARCELADO e serem pioneiros nessa evolução. “Quando começamos há dois anos, rapidamente vimos a aderência ao perfil do varejo brasileiro e, quando olhamos para a situação do país e principalmente do Nordeste, enxergamos um potencial ainda maior para estabelecermos boas parcerias”, revelando ainda que em João Pessoa as franquias Chilli Beans, Carmen Steffens e outras 20 lojas já aderiram à solução ADDI, antes mesmo desse lançamento oficial.