A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, dá continuidade, nesta terça-feira (25), a uma série de reuniões temáticas nas comunidades do Complexo Beira Rio (CBR). O objetivo é discutir mais uma vez com os moradores as intervenções que serão realizadas no território pelo Programa. A reunião será às 18h no Centro de Capacitação para Professores (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio, 2.727.
O encontro será destinado apenas aos moradores dos setores B e C, da comunidade Padre Hildon Bandeira, referente às ruas Beatriz Maria do Espirito Santo e José Alves de Lima. A ideia é discutir temas como: áreas de risco, regularização fundiária, projetos de urbanização e a construção dos conjuntos habitacionais para moradores que sofrem com inundações e deslizamentos, e os que estão em vulnerabilidade habitacional porque vivem em imóveis com problemas estruturais ou próximos a tubulações de água e esgoto.
Reuniões setoriais – A segunda reunião será nesta quarta-feira (26) com moradores do setor D e F, que compreende as ruas Severino Elias Justino, Agostinho Figueiredo, Rua das Malvinas e Avenida Adolfo Cirne. O ciclo de encontros será finalizado na quinta-feira (27) para os moradores dos setores A e E, que residem na Rua Maurício São de Medeiros e Avenida Feliciano Dourado.
As dúvidas dos moradores serão discutidas com representantes da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP), representantes da Defesa Civil e do consórcio responsável pela elaboração do projeto de infraestrutura e requalificação urbana do Complexo Beira Rio (CBR). A equipe do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) dará todo suporte necessário para realização da reunião.
Infraestrutura e Requalificação Urbana – O projeto que contempla as oito comunidades do Complexo Beira Rio vai abranger pavimentação, água encanada, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública e contenção de barreiras. Quase 2 mil famílias vão ser beneficiadas. Os moradores que precisarem ser realocados porque vivem nas áreas de risco terão várias opções de reassentamento. Uma delas é a realocação para três conjuntos habitacionais que serão construídos entre as comunidades. As construções contarão com 746 apartamentos de desenhos diferentes para atender às necessidades de cada família.
João Pessoa Sustentável – O programa, orçado em U$ 156 milhões, está previsto para ser executado até 2026. São 90 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do João Pessoa Sustentável, a Prefeitura vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em áreas de risco.