A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (25), para instalar a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (Frencoop-PB). O evento, proposto pelo deputado Eduardo Carneiro, que presidirá a Frente, aconteceu no “Auditório João Eudes da Nobrega” e reuniu representantes de várias entidades relacionadas ao cooperativismo no estado.
Lembrando que o cooperativismo é grupo de pessoas que se unem para poder ajudar no crescimento e no desenvolvimento do país, o deputado Eduardo Carneiro disse que o objetivo da Frente Parlamentar é promover a discussão “para poder ajudar a estimular, fomentar e, cada vez mais, incentivar as cooperativas em toda a Paraíba para gerar mais emprego, renda e oportunidades para o maior número de pessoas possível”.
O deputado revelou que a Frente vai percorrer todo o estado, coletando informações, catalogando experiências e buscando sugestões para formulação de políticas públicas voltadas ao cooperativismo.
O deputado George Morais, vice-presidente da Frente, ressaltou que o cooperativismo significa a união de forças buscando o desenvolvimento social, econômico e a sustentabilidade. Ele acredita que o movimento vai criar raízes muito fortes na Paraíba, gerando frutos para o estado. “É esse o nosso desejo, é essa a nossa missão, através dessa sessão especial, para que o cooperativismo – que tem serviços prestados através da junção de esforços e de habilidades – possa deixar a sua maraca na Paraíba”, afirmou.
O empresário Francisco Nunes Almeida, presidente do Farol do Desenvolvimento da Paraíba, disse que a entidade nasceu com alguns propósitos muito bem definidos e que poderá colaborar com a Frente Parlamentar pelo crescimento do cooperativismo do estado. Para o executivo André Pacelli, presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) na Paraíba, a criação da Frente Parlamentar é uma iniciativa muito importante, que permite que a Assembleia Legislativa se engaje no processo, criando políticas públicas para o cooperativismo no estado.
“O cooperativismo já está muito bem organizado, contando com mais de 40 mil cooperativas no estado, mais de 70 mil associados e mais de 5 mil empregos; movimentando mais de R$ 2 bilhões/ano”, disse.
No final do evento, o deputado Eduardo Carneiro anunciou que a Frente Parlamentar vai compilar as ideias trazidas pelo setor produtivo de todo o estado da Paraíba em um documento que será entregue ao deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro, relator da Reforma Tributária no Congresso Nacional, que estará na Paraíba na próxima semana participando de uma reunião do Consórcio Nordeste e de uma audiência pública da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.
Também prestigiaram o evento, o deputado João Gonçalves; o executivo Wilson Morais, presidente da Sicred Nordeste; o advogado Manfrini Andrade, presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PB; Mauro Borba, presidente da Coopervale; Rômulo Montenegro, ex-secretário de Agricultura do Estado, representando Associação de Plantadores de Cana de Açúcar do Estado da Paraíba (Asplan); a empresária Karen Cavalcanti, presidente da Sicoob Nordeste; o vereador Rinaldo Maranhão, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; e o ex-deputado estadual Raoni Mendes.
Agência ALPB