Cerca de R$ 285 mil foram economizados no período de um mês desde o lançamento do Prefeitura Conectada, da Prefeitura de João Pessoa. O projeto, lançado em parceria com a Sogo Tecnologia, evitou 286.467 impressões em papel ao longo do mês de janeiro, economizando recursos financeiros e reduzindo o impacto ambiental. Considerando os gastos poupados com papel, energia, transporte de documentos e insumos como tinta e impressoras, a economia gerada aos cofres públicos foi de R$ 285.523,20. A economia direta relativa apenas às despesas com papel foi de R$ 42.970,09.
No primeiro mês de funcionamento, mais de 23 mil documentos oficiais foram expedidos por meio da plataforma, além de 958 ofícios externos enviados sem a necessidade de transporte físico e dispêndio de veículos e servidores. No total, 4.309 pessoas utilizaram a plataforma nos primeiros 30 dias.
Considerando os canais de atendimento disponibilizados pela Ouvidoria da Prefeitura de João Pessoa, 53% dos 210 atendimentos realizados em janeiro foram feitos por meio do portal Prefeitura Conectada.
O sucesso do novo serviço foi possibilitado pela adesão dos servidores da Prefeitura de João Pessoa: foram 2,595 setores da administração municipal ativados pela plataforma durante o primeiro mês de uso. Todos os servidores participaram de um treinamento antes da implantação do sistema.
“Nosso processo de implantação foi um sucesso, e tivemos uma ótima adesão dos servidores da prefeitura e do cidadão, que é o maior beneficiado”, explica Valdo Alves, secretário de Administração do município. “A partir do dia primeiro, todos os serviços da prefeitura, e a maior parte da comunicação externa entre a prefeitura e o cidadão, se deu por meio do Prefeitura Conectada. Entramos numa era de transformação digital e desburocratização dos processos”, acrescenta.
Serviços de vistoria e zeladoria foram os mais solicitados no primeiro mês
Os principais serviços e reclamações registrados pela população por meio do Prefeitura Conectada foram a vistoria a obras irregulares (16,9%), demora em processos (7,14%) e a solicitação de calçamento e asfaltamento de ruas (6,19%).
Além disso, no que se refere aos serviços de zeladoria, os pedidos mais frequentes foram a vistoria de podas (12,74%), manutenção das vias públicas (10,35%) e iluminação pública (8.26%).
“A boa receptividade da população é reflexo da praticidade e dos benefícios trazidos pela plataforma. O projeto traz transformação digital, eficiência e produtividade ao serviço público”, avalia o Head de Governo da Sogo Tecnologia , Antonio Leite. “A população não precisa mais se deslocar para peticionar suas demandas à prefeitura, pois pode fazer isso no celular ou computador”, diz.
Sobre o Prefeitura Conectada
Lançado no dia 1º de janeiro, o Prefeitura Conectada é fruto de uma parceria com a Sogo Tecnologia, empresa de soluções tecnológicas governamentais, com uso da plataforma 1Doc, especialista em atendimento, comunicação e gestão documental para órgãos públicos.
Com o Prefeitura Conectada, a Prefeitura de João Pessoa fica 24h por dia disponível ao cidadão. Por meio de um computador, tablet ou smartphone, o cidadão pode ter acesso aos serviços da prefeitura, protocolar processos e conferir o andamento da tramitação.
A plataforma é um software 100% web, responsivo (tablets, smartphones), com certificação digital e painéis de gestão que fornecem dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços e processos da gestão pública.
A Sogo Tecnologia
Uma empresa da Alfa Group, a Sogo Tecnologia oferta soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas, gerando soluções e processos inteligentes, levando eficiência, transparência e inovação para que a administração pública e privada obtenham os melhores resultados e uma melhor qualidade de serviços oferecidos.